Salvador

Investimento no transporte público dava pra construir dois centros de convenções, diz Bruno Reis

Dinaldo Silva/BNews
Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 05/10/2021, às 09h43   João Brandão e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), afirmou nesta terça-feira (6), durante a entrega da nova frota de ônibus com ar condicionado, que o valor investido nos últimos dois anos com transporte público dava para construir dois centros de convenções ou "dois hospitais".

"A Prefeitura não tem condições de subsidiar o transporte público, mas investimos R$ 206 milhões de 2020 a 2021. Dava para construir dois centros de convenções desse, dois novos hospitais", disse o prefeito na coletiva de imprensa, no evento que contou com a presença do secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller.

O gestor apresentou 70 novos veículos que fazem parte dos 169 que chegarão à capital baiana ainda em 2021 — todos com ar condicionado, uma promessa ainda do ex-prefeito ACM Neto

Do total, 40 ônibus serão operados pela empresa OTTrans e os outros 30 pela Plataforma, e atenderão, principalmente, a região da orla da capital baiana.

Desde o início do seu mandato, o chefe do Executivo municipal relata a crise enfrentada no setor, com diminuição de usuários nos últimos anos e aumento no custo do combustível, que impacta no lucro das empresas de transporte.

O agravamento da situação resultou na suspensão do programa "Domingo é Meia", que garantia meia-passagem para qualquer pessoa aos domingos. Mesmo com insatisfação da população, o prefeito avisou que não há previsão para a sua retomada.

“Constatação só esse ano no Brasil tiverem mais de 300 movimentos de paralisação por falta ou dificuldade por receber reajustes ou salários. Muitas cidades nao deram reajuste. Está em crise por diversas razões. Em linhas gerais, o diesel aumentou 80%. Os insumos que compõem manutenção dos veiculos aumentaram de forma exponencial. Por outro lado, o que ocorreu? Uma queda significativa da queda de passageiros transportados”, descreveu.

Leia mais

Prefeitura alega "crise no transporte" para manter suspensão do Domingo é Meia

Ônibus elétrico passará por teste neste mês e fase 2 do BRT está prevista para outubro de 2022

Empresas querem prorrogar prazo de entrega dos novos ônibus com ar-condicionado em Salvador

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp