Política

Secretário promete concurso para contratação de policiais penais; saiba número de vagas

Secretário estadual da Administração Penitenciária, José Antônio Maia Gonçalves - Lula Bonfim / BNews
Titular da Seap apontou que o governo Jerônimo aguarda a transformação da categoria para homologar concurso  |   Bnews - Divulgação Secretário estadual da Administração Penitenciária, José Antônio Maia Gonçalves - Lula Bonfim / BNews

Publicado em 25/05/2023, às 20h50   Lula Bonfim


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário estadual de Administração Penitenciária, José Antônio Maia Gonçalves, foi mais uma figura ligada ao MDB que esteve presente no evento desta quinta-feira (25) organizado pela Fundação Ulysses Guimarães. Questionado pelo BNews, o emedebista revelou que o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) planeja lançar, muito em breve, um concurso público para a contratação de policiais penais.


“Precisamos de mais efetivo. Já está na mesa do governador o próximo concurso público, que não fizemos ainda porque estávamos nessa transição de agente penitenciário para a Polícia Penal, mas o governador Jerônimo logo logo homologará e mandará publicar o Edital”, revelou Maia Gonçalves.


De acordo com o secretário, serão pelo menos 287 vagas para contratação imediata e outras 800 como cadastro de reserva.


A contratação de mais policiais penais é uma cobrança da categoria, representada pelo Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), que comemorou a aprovação da Polícia Penal por parte da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), mas apontou que há uma defasagem no número de profissionais.


Maia Gonçalves também vibrou com a criação da Polícia Penal e afirmou que a mudança deve fazer com que o sistema prisional fique menos dependente da atuação da Polícia Militar do Estado da Bahia.


“A Polícia Penal é uma conquista. Encontramos um governador sensível e visionário, que criou a Polícia Penal através de PEC de iniciativa do Poder Executivo. E hoje a Polícia Penal é um modal que vai nos atender muito, porque nós vamos fazer rondas perimetrais, guarnecimento das guaritas, operação de transferência, operação de custódia. Tudo isso são atribuições da Polícia Penal. Foi muito bom”, comemorou o secretário.


“A Polícia Militar vai nos dar apoio. Ao contrário do que acontecia, quando dependíamos da Polícia Militar, agora a teremos apenas como apoio”, concluiu Maia Gonçalves.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp