Política

Secretários de Jerônimo se reúnem para investigar morte de líder quilombola

Agência Brasil
Maria Bernadete foi assassinada na noite da última quinta-feira (17)  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 18/08/2023, às 09h27


FacebookTwitterWhatsApp

Os secretários do governo da Bahia Ângela Guimarães (Promoção da Igualdade Racial e os Povos e Comunidades Tradicionais), Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos), Adolpho Loyola (chefe de gabinete) e Marcelo Werner (Segurança Pública) estão reunidos na manhã desta sexta-feira (18) para discutir o caso da morte da líder quilombola, Maria Bernadete.

Na noite da última quinta-feira (17), criminosos invadiram o Quilombo Pitanga dos Palmares, fizeram familiares reféns e mataram Maria Bernadete a tiros.

A reunião foi confirmada ao BNews pela assessoria do secretário Felipe Freitas. Informações preliminares apontam para que o caso tenha relação com uma disputa de terra na área conhecida como Quilombo Pitanga dos Palmares, perto da cidade de Simões Filho. A região é alvo de especulação imobiliária.

Segundo a equipe de comunicação do titular da pasta dos Justiça e Direitos Humanos, ainda é cedo para apontar uma causa que tenha motivado o caso. A assessoria disse ainda que as polícias civil e militar “estão empenhadas na investigação por determinação explícita do governador”.

Na noite da última quinta, criminosos invadiram o Quilombo Pitanga dos Palmares, fizeram familiares reféns e mataram Maria Bernadete a tiros. Os ministros do governo Lula (PT), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Silvio Almeida (Direitos Humanos), lamentaram o assassinato da líder quilombola e que acompanham o caso.

Quem também falou sobre o caso foi o governador Jerônimo Rodrigues (PT). O gestor estadual também lamentou o caso e determinou que equipes das polícias Civil e Miltar fossem ao local para investigar o caso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp