Política

Senador aciona STF contra desinformação de Bolsonaro sobre vacina da covid

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Randolfe Rodrigues pediu multa no valor de R$ 200 mil contra a desinformação de Bolsonaro sobre vacina  |   Bnews - Divulgação Edilson Rodrigues/Agência Senado

Publicado em 07/01/2022, às 17h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) quer que o STF (Supremo Tribunal Federal) proíba o presidente Jair Bolsonaro (PL) de divulgar desinformação sobre a vacina contra a covid-19 em crianças. Segundo o portal UOL, o parlamentar pede que o mandatário seja multado em R$ 200 mil por dia, caso insista na prática.

"Além de confundir e desinformar a população sobre assunto da mais alta relevância para a saúde e a vida de todos os brasileiros - sejam crianças, adultos ou idosos -, a sanha contra as vacinas por parte do titular do Poder Executivo a nível federal repercute nas ações adotadas pelo Ministério da Saúde", diz trecho do documento.

O pedido de Randolfe contra Bolsonaro é estendido aos auxiliares diretos do presidente, a exemplo de ministros e familiares. O valor arrecadado com a multa seria destinado ao combate à pandemia, atendendo principalmente pessoas vulneráveis.

A solicitação foi apresentada no âmbito do inquérito do STF que apura a disseminação de fake news e ameaças a autoridades.

Leia também: Nando Reis xinga Bolsonaro ao vivo: "Mentiroso, vagabundo"

Lula mira redes sociais para atrair evangélicos, e Bolsonaro busca fidelizar igrejas

Ex-aliado de Rui se reúne com bolsonarista PTB e pode assumir presidência

Declarações falsas

No documento enviado aos ministros, Randolfe Rodrigues fundamenta seu pedido com várias declarações recentes de Bolsonaro. Na quinta-feira (6), por exemplo, o presidente disse desconhecer a morte de crianças em decorrência da covid-19 no país. No entanto, dados do SUS (Sistema Único de Saúde) mostram que ao menos 301 crianças e adolescentes de 5 a 11 anos morreram no país em razão da doença desde março de 2020. No total, foram registrados 6.163 casos de infecção.

Bolsonaro também voltou a criticar a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por ter autorizado a vacinação infantil contra o coronavírus. O presidente colocou em dúvida a eficácia do imunizante da Pfizer para a faixa etária.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp