Política

Senador protocola projeto de lei que regula Telegram

Senado
Projeto de lei obriga provedores de redes sociais e aplicativos de troca de mensagens a constituírem representantes legais no Brasil  |   Bnews - Divulgação Senado

Publicado em 18/03/2022, às 19h43   Mônica Bergamo/ Folha Press


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Alessandro Vieira (SE) protocolou, nesta sexta-feira (18), um projeto de lei que obriga provedores de redes sociais e aplicativos de troca de mensagens a constituírem representantes legais no Brasil.

A proposta seria uma solução para casos como o bloqueio do Telegram desta sexta. O ministro do STF Alexandre de Moraes acolheu pedido da Polícia Federal e determinou que as plataformas e provedores de internet bloqueiem o funcionamento do aplicativo em todo o Brasil.

O PL prevê que as empresas tenham de responder às requisições administrativas e judiciais brasileiras relativas aos serviços oferecidos, sob pena de não poderem exercer suas atividades no país. Em caso de descumprimento de tais obrigações, o Judiciário poderá aplicar sanções em escala gradativa: advertência, multa de até 10% do faturamento econômico no Brasil, suspensão e proibição do exercício das atividades.

Leia também:

O projeto prevê ainda que as decisões que imponham sanções sejam submetidas à revisão de um colegiado em até 24 horas -e se não for validada pelo grupo, deixa de valer. De acordo com o PL, qualquer decisão que impuser sanções aos aplicativos deve ser submetida à revisão de um colegiado em até 24 horas. Se a decisão não foi validada pelo grupo, ela deixaria de valer.

O senador Vieira diz que o objetivo da lei é tornar a internet um ambiente "saudável e seguro". "Alguns provedores, aproveitando-se da ausência de representação legal no país, inviabilizam a investigação e a instrução probatória de ilícitos praticados por meio de suas aplicações", afirma.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp