Política

Senadores bolsonaristas preparam a "CPI do Flávio Dino"; saiba detalhes

Wilson Dias / Agência Brasil
Parlamentares querem questionar Dino sobre sua omissão em reação ao 8 de janeiro e outros episódios  |   Bnews - Divulgação Wilson Dias / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 04/12/2023, às 10h36 - Atualizado às 10h41


FacebookTwitterWhatsApp

A bancada bolsonarista no Senado Federal quer transformar a sabatina do ministro da Justiça, Flávio Dino, em uma espécie de 'CPI do Flávio Dino'. O ministro foi indicado por Lula (PT) para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e será avaliado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no plenário da 'Casa Alta'. Será neste momento que, segundo o jornal O Globo, os parlamentares questionarão o ministro por sua omissão em reação aos atos de 8 de janeiro e outros casos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Entre esses outros casos estão, por exemplo, o caso da visita de Dino ao Complexo da Maré, em março de 2023. Vale lembrar que o ministro já foi alvo de pedidos da oposição para ser ouvido em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), mas nenhum acordo foi firmado para ouvi-lo

Dino foi alvo de pedidos da oposição para ser ouvido na CPI, mas nunca houve acordo para levá-lo ao colegiado. Adversários usaram um relatório paralelo para pedir o indiciamento do ministro por supostos crimes de desobediência e abuso de autoridade", lembrou o jornal.

De acordo com o senador Espiridião Amin (PP), essa ausência de Dino na CPI poderá ser rompida na sabatina. "Há uma represa e é impossível que não haja uma tentativa de rompê-la", explicou o parlamentar ao jornal O Globo.

Ao que tudo indica o próximo dia 13 de dezembro será longo. Matéria com informações do O Globo e do Antagonista.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (1°):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp