Política

STF autoriza abertura de novo processo contra Carla Zambelli; saiba qual

Lula Marques / Agência Brasil
Ministro do STF, Alexandre de Moraes, deu aval para a apuração da Polícia Federal  |   Bnews - Divulgação Lula Marques / Agência Brasil

Publicado em 24/07/2024, às 17h22   Redação



Foi concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorização para a abertura de uma nova investigação contra Carla Zambelli (PL). A ação tem como objetivo apurar o suposto envolvimento da parlamentar na tentativa de golpe de Estado. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O pedido foi feito pela Polícia Federal (PF) ao Supremo. De acordo com a corporação, Zambelli teria intermediado uma viagem à Espanha da influenciadora Elisa Robson, onde o general Hugo Carvajal, ex-diretor da Inteligência Militar da Venezuela Hugo Carvajal, cumpria detenção.

A intenção da deputada seria, segundo a PF, obter informações sobre um suposto financiamento do governo da Venezuela a partidos de esquerda na Europa e América Latina, incluindo o Brasil. 

Elisa Robson teria entregue um suposto dossiê ao então ministro da Justiça, Anderson Torres. Um inquérito sobre o caso chegou a ser aberto, mas foi arquivado.

Moraes argumenta que a ação montada por Zambelli tinha como objetivo “propagar informações falsas” contra o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o pleito presidencial.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp