Política

União Brasil descarta atuar como aliado do governo Lula; saiba detalhes

Ricardo Stuckert / PR
Líder do União Brasil analisa como insuficiente estratégia interna para fortalecer governo  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 18/03/2023, às 07h19   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Ao que tudo indica o União Brasil não possui condições de atuar como base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso. É o que sinalizou o líder da União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA). Essa condição ainda vai em contrapartida a negociação do Palácio do Planalto sobre a possibilidade de ter mais cargos de segundo escalão com a legenda.

No geral, o União Brasil abriu margem para três ministros no governo, sendo Daniela Carneiro, no Turismo, Juscelino Filho, na Comunicação, e Waldez Góes, na Integração. Ainda assim, o ex-governador do Amapá, Waldez embalou um pedido de licença da filiação do PDT. Junto a isso, a legenda deve aumentar espaço em estatais, como por exemplo, na Codevasf.

"[Por causa da] configuração do partido, não convém [entrar na base]. Imagine, eu dou uma declaração a vocês que sou base. Eu saio com 20 a 25 deputados me contestando. O que o governo vai ganhar com isso?", apontou Elmar, conforme publicado pelo site Folha de São Paulo.

Fortalecedor do centrão, Elmar considera que o Palácio do Planalto precisa destravar a liberação de emendas, caso queira construir uma base no Congresso. "O governo precisa dialogar e cumprir os compromissos. Principalmente fazer fluir o Orçamento”, finaliza. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp