Política

URGENTE: Governo Jerônimo chega a acordo com a Ford e fábrica será assumida pela BYD

Reprodução
Negociada com o governo da Bahia, antiga fábrica da Ford no Polo Industrial de Camaçari será assumida pela BYD  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Lula Bonfim

por Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 04/10/2023, às 17h32 - Atualizado às 17h36


FacebookTwitterWhatsApp

Enfim, parece ter terminado a novela. O governo de Jerônimo Rodrigues (PT) chegou a um acordo financeiro, na tarde desta quarta-feira (4), com a montadora norte-americana Ford para possibilitar a utilização imediata das fábricas da empresa no Polo Industrial de Camaçari.

Com o acordo concluído entre o governo da Bahia e a Ford, as instalações devem ser repassadas para a empresa chinesa BYD (Build Your Dreams), especialista na construção de carros elétricos que possui interesse em produzir seus veículos no estado.

A negociação entre as partes se arrastava desde janeiro de 2021, quando a Ford anunciou o encerramento de sua produção industrial no Brasil, fechando definitivamente a sua fábrica em Camaçari e levando ao desemprego centenas de trabalhadores baianos.

Na época, o então governador do estado Rui Costa (PT), hoje ministro da Casa Civil, passou a negociar para que outra empresa assumisse o espaço deixado para a Ford, garantindo a manutenção dos postos de trabalho na Bahia.

As negociações entre o estado da Bahia e a BYD se iniciaram em 2022 e chegaram a um indicativo de acordo em junho de 2023, após uma longa viagem do governador Jerônimo Rodrigues à China.

O acerto entre a BYD e o estado da Bahia chegou a ser comemorado com um grande evento no Farol da Barra, mas viveu um grande susto quando, no âmbito da votação da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, os incentivos fiscais para a instalação de montadoras no Nordeste foram derrubados em um destaque normativo.

Apesar disso, os parlamentares baianos garantem já haver acordo na Câmara e no Senado Federal para retornar com os incentivos fiscais da região para o texto da Reforma Tributária.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp