Política

Veja como ficam as bancadas na AL-BA após o fim da janela partidária

Divulgação AL-BA
Dezoito deputados estaduais da Bahia mudaram de legenda  |   Bnews - Divulgação Divulgação AL-BA

Publicado em 05/04/2022, às 15h12 - Atualizado às 15h47   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Com o fechamento da janela partidária na última sexta-feira (2), para que parlamentares troquem de partidos, 18 deputados estaduais da Bahia mudaram de legenda, conforme o prazo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com as mudanças, o União Brasil (UB) e o PV foram os partidos que mais receberam novos quadros na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Com isso, as bancadas governista e de oposição tiveram alterações.

Leia também:

Bancada governista

A bancada governista, que já havia sofrido baixas com a saída do PP da base, contava com 35 parlamentares em sua totalidade, dos partidos PC do B, PDT, PL, PSB, PSD e PT, tendo como líder do grupo o deputado Rosemberg Pinto (PT). Agora, recebe também os parlamentares do PV, que não possuia representatividade na Casa.

O PDT, que contava com três deputados na base: Euclides Fernandes e Roberto Carlos, decidiu se mudar de vez apra a oposição. Samuel Júnior apesar de ser do partido, votava na maioria das vezes com a oposição. 

Bancada de oposição

Já a bancada de oposição ao governo, composta pelos partidos UB, MDB, Patriota, PSC, PSDB, Republicanos e o agora os recém-chegados PP e PDT tem como líder do grupo o deputado Sandro Régis (UB). Mesmo com a chegada dos pepistas, a oposição também sofreu baixas, mas alcançou 27 deputados no total após o fim da janela.

"Nosso partido chegou a 12 deputados e a oposição a 27 parlamentares. Isso mostra a força do nosso grupo político e, ao mesmo tempo, a confiança no nosso projeto, que tem a liderança de ACM Neto. Por toda a Bahia, onde a gente chega, as pessoas dizem que querem mudança e que confiam no trabalho de Neto, cuja vitrine foi a gestão história em Salvador", afirmou Sandro Régis.

Veja as mudanças entre os deputados estaduais: 

Os deputados Robinho e Dal, que tinham assentos no PP, agora engrossam as fileiras do UB junto Marcelinho Veiga (ex-PSB), David Rios (ex-PSDB), Mirela Macedo (ex-PSD) e Kátia Oliveira (ex-MDB). Deles, apenas Dal vai concorrer a deputado federal, enquanto os demais tentarão reeleição. Jurandy Oliveira, ex-PP, se filiou ao PSB. O deputado Prisco deixou o PSC e se filiou ao União Brasil.

O PV puxou Roberto Carlos, que vinha sofrendo processo de fritura no PDT, Vitor Bonfim (ex-PL), Marquinho Viana, que sai do PSB, e Alan Castro, vindo do PSD.

O PT filiou Euclides Fernandes e Junior Muniz, remanescentes, respectivamente de PDT e PP – siglas que decidiram apoiar ACM Neto. Assim como entre os federais, o Republicanos conseguiu abocanhar dois nomes na AL-BA: a bolsonarista Talita Oliveira (ex-UB) e Samuel Júnior, que enfrentava até processo de expulsão no PDT.

O deputado Tum deixou o PSC e filiou-se ao Avante, por onde disputará uma cadeira de deputado federal, assim como o deputado Capitão Alden, que trocou UB pelo PL para chegar à Câmara dos Deputados.  

Número de deputados filiados por partido com o fim da janela:

União Brasil - 7 deputados
Robinho PP – União Brasil
Mirela Macedo - PSD - União Brasil
Marcelinho Veiga - PSB - União Brasil
Kátia Oliveira - MDB – União Brasil
Dal - PP - União Brasil 
David Rios – PSDB - União Brasil
Prisco - PSC - União Brasil

PV - 4 deputados
Alan Castro - PSD - PV
Vitor Bonfim - PL - PV
Marquinho Viana - PSB - PV
Roberto Carlos - PDT – PV

PT - 2 deputados 
Euclides Fernandes - PDT – PT
Júnior Muniz - PP - PT

Republicanos - 2 deputados
Talita – União Brasil - Republicanos 
Samuel Jr - PDT – Republicanos

Avante - 1 deputado
Tum - PSC - Avante

PL - 1 deputado
Capitão Alden – União Brasil - PL

PSB - 1 deputado
Jurandy Oliveira - PP - PSB

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp