Política

Vereadora do PT repudia agressão de seguranças de Bolsonaro a repórteres na Bahia

Divulgação
Camila Marinho levou "mata-leão" da equipe de Bolsonaro; repórteres da TV Aratu também são agredidos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/12/2021, às 17h24   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A líder de oposição na Câmara de Salvador, Marta Rodrigues (PT), repudiou as agressões aos jornalistas da TV Bahia e da TV Aratu durante a visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Itamaraju, no Extremo Sul da Bahia, na manhã deste domingo (12).

Seguranças da comitiva presidencial tentaram impedir os trabalhos dos repórteres Camila Marinho e Cleriston Santana, da afiliada da TV Globo, e aos repórteres Xico Lopes e Dário Cerqueira, da afiliada do SBT.

"É indignante ver que o governo Bolsonaro tenta impedir o trabalho responsável e cidadão da imprensa na cobertura deste momento de dor e tragédia que ocorre no extremo sul da Bahia. É válido destacar que a imprensa tem papel fundamental também no fortalecimento da rede de solidariedade que se formou no estado e no Brasil através de reportagens que também informam canais para a população prestar ajuda e apoio às vítimas nas cidades afetada", rechaçou a edil

Leia também:

"Todo minha solidariedade à repórter da TV Bahia, Camila Marinho, e a todos os jornalistas que se empenham para levar informação a população neste grave momento, colaborando com a cidadania e o apoio aos afetados", emendou.

De acordo com informações da GloboNews, a equipe de segurança formava uma espécie de paredão no estádio onde o chefe do executivo pousou e agiu para impedir a aproximação de repórteres. Um dos seguranças segurou a repórter Camila Marinho com a parte interna do antebraço, numa espécie de "mata-leão".

Ao BNews, Camila declarou que passa bem e que não pretende tomar medidas no momento. "Está tudo bem, graças a Deus", garantiu. A Globo também repudiou o caso e se solidarizou com os profissionais.

"A TV Globo afirma que as agressões deste domingo mostram que já passou da hora de a Procuradoria-Geral da República dar o seu parecer na ação que corre no Supremo, tendo como relator o ministro Dias Toffoli. A imprensa cumpre um direito inscrito na Constituição e deve ter a sua segurança garantida.

As cenas bárbaras de hoje e aquelas ocorridas na Itália, no dia 31 de outubro, ensejam duas constatações: se os seguranças agem por conta própria, a Presidência deve ser responsabilizada por omissão. Se agem seguindo ordens superiores, a Presidência deve ser responsabilizada por atentar contra a liberdade de imprensa e fomentar a violência contra jornalistas.

Além disso, é escandalosa a atitude da Presidência de deixar jornalistas à própria sorte, em meio a apoiadores fanáticos, que são insuflados quase diariamente pelo próprio presidente em sua retórica contra o trabalho da imprensa.

Frente aos evidentes e graves riscos enfrentados por repórteres de todos os veículos, é urgente que o Judiciário se pronuncie. A Globo repudia as agressões aos repórteres Camila Marinho e Cleriston Santana, da TV Bahia, e aos repórteres Xico Lopes e Dário Cerqueira, da TV Aratu, e se solidariza com eles".

Leia também:

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp