Política

“Violou o princípio do interesse público”, diz jurista sobre indulto de Bolsonaro a Silveira

Reprodução
Além do interesse público, o jurista afirmou que o decreto violou a Constituição Federal  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 03/05/2022, às 12h08 - Atualizado às 12h09   Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

O jurista, Lenio Luiz Streck, disse que o indulto concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) violou o princípio do interesse público e o artigo 37 da CF, princípio da moralidade. “O presidente pode conceder indulto para quem cometeu crimes, mas não para quem exatamente cometeu crimes contra o Supremo Tribunal Federal e a democracia. O decreto só será legítimo caso o presidente consiga dizer que a concessão desse indulto atenda ao interesse público. Qual seria? Eis a pergunta de um milhão de dólares”, disse em entrevista exclusiva ao Bnews.


Membro da Comissão de Assuntos Constitucionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Lenio Streck ainda fez questionamentos sobre a legitimidade do decreto presidencial, sinalizando a crise gerada entre o Palácio do Planalto e a Corte. “Todo ato administrativo deve ter como fundamento o interesse público e a moralidade administrativa. Qual é o interesse público para conceder indulto para o parlamentar? Minha máxima, que é máxima mundial: indulto serve para resolver problemas e não para criar problemas e crises institucionais”, disse.

Daniel Silveira foi condenado pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado por ataques à democracia e aos ministros da Corte. Menos de 24 horas após a decisão, o presidente decretou o indulto da graça, livrando o parlamentar da pena.

Leia Mais:

Bolsonaro não deve comparecer em ato de apoio ao deputado Daniel Silveira na Avenida Paulista

Bolsonaro se diz orgulhoso e feliz com indulto dado a Daniel Silveira

Siga o BNewsno Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp