Educação

Bolsista no Portinari, estudante de 14 anos é vítima de ataques racistas em grupo do colégio

Reprodução
Adolescente é filha do porteiro do colégio, que também recebeu ataques racistas   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 18/11/2021, às 12h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Depois do caso de racismo envolvendo estudantes do colégio Sartre - que inclusive foi acusado de omissão - agora surgiu outro episódio, dessa vez no Cândido Portinari, localizado no bairro do Costa Azul, em Salvador. A vítima dos insultos foi uma adolescente de 14 anos, filha do porteiro da unidade e bolsista. A vítima, que é negra e mora em um bairro da periferia da capital baiana, foi atacada por um colega da mesma idade. Ambos cursam o 8º ano na instituição de ensino privada.

Leia mais:

Comissão de Educação da Câmara de Salvador vai acompanhar caso de racismo no Sartre
BNews Novembro Negro: Alunos do Sartre podem receber pena socioeducativa por mensagens racistas
Alunos criam página para expor relatos de racismo, homofobia e abusos no Sartre

Entre os ataques, cujos prints foram publicados pelo Metro1, consta a expressão: "Vamos fazer uma vaquinha pra te tirar da favela. Debaixo da ponte já serve". Posteriorente, o jovem insinua que o pai da garota é assaltante. A menina tenta se defender: "Na favela não tem só coisa ruim, não". Em outro momento, o agressor questiona o que vai ser do "futuro" da vítima: "Você não tocou numa arma até então".

As mensagens, trocadas no último sábado (13), vieram à tona depois que outra estudante se incomodou e, saiu do grupo de WhatsApp e mostrou à mãe a série de prints com expressões que demonstravam os ataques sofridos pela colega, que é bolsista no Portinari. 

Em nota, o Colégio Cândido Portinari afirmou que a direção e professores mantiveram contato com as famílias envolvidas para oferecer acompanhamento e orientação a respeito da conduta assim que teve conhecimento do ocorrido.

"Imbuídos pela nossa linha de trabalho, que promove a formação de valores e que busca contribuir com o desenvolvimento pessoal e social, reforçamos os nossos esforços em estimular uma consciência solidária e empática onde não caiba qualquer atitude ou pensamento discriminatório e/ou preconceituoso junto aos nossos alunos. Para tanto, o tema será trabalhado internamente para promover a reflexão e a escola aplicará medidas disciplinares aos alunos que participaram deste ato", concluiu.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp