Mundo

Países decidem flexibilizar medidas contra a Covid-19; saiba quais

Reprodução
França, Portugal, Noruega, Dinamarca, Argentina, Chile e Japão já têm avançado nas medidas  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 01/10/2021, às 16h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp


Com a vacinação avançando e o número de infecções caindo a Covid-19 está começando a ser superada em algumas partes do globo.  Países como França, Portugal, Noruega, Dinamarca, Argentina, Chile e Japão já tem tido grandes avanços quando se fala em uma vida melhor, com a flexibilização das medidas restritivas. As medidas de abertura são ainda acompanhadas das devidas testagens e o monitoramento dos doentes.


O Japão decidiu encerrar o estado de emergência em Tóquio e 19 províncias, o país já tem 60% da população imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid-19.


Para evitar uma nova onda, as autoridades japonesas decretaram que eventos em massa serão permitidos desde que, o uso de máscara seja fiscalizado e restaurantes certificados poderão estender o horário de funcionamento.  Além disso o certificado de vacinação e exame negativo para a Covid serão obrigatórios em algumas províncias. 
Portugal começou nesta sexta (1º) a última etapa de flexibilização, os comércios não terão mais o limite máximo de clientes e voltam ao horário de funcionamento normal. Os eventos culturais podem ser realizados com 100% de lotação desde que as pessoas apresentem um certificado digital de vacinação.


O uso de máscara continua sendo obrigatório nas escolas, teatros, transporte público e hospitais.  Com cerca de 85% da população imunizada com as duas doses, o certificado digital de vacinação não é mais obrigatório em hotéis e restaurantes, no entanto ainda é necessário em bares e boates.


Na França, a partir da próxima semana, cai a obrigação do uso de máscaras em escolas e em alguns departamentos onde a taxa de incidência da Covid-19 for menor que 50 casos a cada 100 mil habitantes.  O certificado de vacinação ainda é obrigatório para participar de eventos culturais e ao ar livre. No entanto, eventos em locais fechados ainda é obrigatório o uso de máscara. 


Com uma taxa de vacinação de 73%, a Dinamarca se tornou o primeiro país europeu a derrubar todas as restrições contra a Covid-19, o governo acredita que a infecção está sob controle no país. 


Na Noruega, não é mais necessário o distanciamento social e eventos podem acontecer com a lotação máxima. 
Na América do sul, a Argentina volta a permitir a entrada de brasileiros vacinados, as fronteiras haviam sido fechadas desde março de 2020, com isso os comércios fronteiriços ganham um novo ar de esperança.


O Chile, com 88% de vacinados, anunciou que por mais que o estado de emergência tenha chegado ao fim, a população continua usando máscara, evitando aglomerações e respeitando o distanciamento social. O passaporte da vacina continua valido no país, mas já existe uma flexibilização.

Saiba mais

Leo Santana explode fofurômetro ao mostrar Lore Improta ninando Liz; veja vídeo

Após polêmica com Carol Celico, Carol Dias e Kaká posam na cama: 'Seguros'

Cacá não descarta candidatura independente de João Leão a governador da Bahia: "Ninguém pode dizer que 'dessa água não beberei'

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp