Política

Capitão Tadeu x Nilo: após denúncia do Bocão, relação estremece e atormenta Alba

Imagem Capitão Tadeu x Nilo: após denúncia do Bocão, relação estremece e atormenta Alba
Suposto desvio de função põe em xeque relação entre presidente e parlamentar  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/09/2013, às 06h14   Caroline Gois (twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

Desde que o site Bocão News divulgou, com exclusividade, a denúncia sobre um suposto desvio de funções que ocorre na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a origem das discussões que trouxeram à tona as acusações fica ainda mais evidente. Isso porque, a denúncia foi feita pelo sub-tenente Evaldo Silva, que no último dia 26, trouxe à redação do Bocão News documentos que revelam uma ação praticada por polciiais militares que deveriam prestar serviços à Alba, mas que exercem outra função, cujo custo da atividade é pago com dinheiro público. Entre estas funções exercidas pelos PMs estão as de secretários de gabinetes, motoristas e seguranças particulares. 
Indo mais além, o oficial - que foi devolvido ao Comando há dez 10 pelo presidente da Alba, Marcelo Nilo - afirma ainda que parlamentares estão envolvidos na prática, além de apontar Nilo e um coronel como principais representantes da ação.


Policiais e áreas ditas como desvio de função>>
1 na área Financeira
1 na Presidência
1 na área da Saúde
1 fantasma
1 no setor de Transparência 
3 capitães 
1 com deputado Coronel Gilberto Santana - TRABALHA NO GABINETE
1 com deputado Carlos Gaban                     - TRABALHA COMO SEGURANÇA PARTICULAR
1 com deputado Ângelo Coronel                 - TRABALHA NO GABINETE 
1 com deputado Elmar Nascimento             - TRABALHA COMO MOTORISTA
1 com deputado José de Arimateia             - TRABALHA NO GABINETE
1 com deputado Reinaldo Braga                  - TRABALHA COMO SEGURANÇA PARTICULAR
1 com Maria Luiza                                        - TRABALHA COMO MOTORISTA


O sub-tenente que fez as denúncias é o coordenador da Ong Observatório de Cidadania, instituição idealizada pelo deputado estadual Capital Tadeu (PSB). Por ser um representante da categoria, quando foi formada a Comissão de modernização da PM na Bahia, em junho deste ano, o próprio presidente indicou Tadeu para representar a Alba. A comissão é um grupo de trabalho que realiza estudos e apresenta propostas para a reestruturação da Polícia Militar. Os membros foram empossados por Jaques Wagner, governador do estado, em cerimônia realizada na Governadoria. O coordenador do grupo é Secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, que tem o apoio do coronel Carlos Sebastião Eleutério, da Polícia Militar; de Clarissa Costa de Almeida, da Casa Civil; de Adriano Tadeu Oliveira, da Secretaria de Administração; além da procuradora Maria do Carmo Freaza, da Procuradoria Geral do Estado; e representantes da Assembleia Legislativa da Bahia.
Formam a comissão representantes da Associação dos Oficias da Polícia Militar da Bahia (AOPMBA), da Associação dos Oficiais Auxiliares da Polícia Militar (AOAPM), da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), da Sociedade Beneficente dos Sargentos da Polícia Militar (SBSPM) e da Associação de Praças da Polícia Militar do Estado da Bahia (APPMBA). O projeto está previsto no decreto de número 14.460, de maio de 2013, alterado em 29 de maio do mesmo ano pelo decreto de número 14.502.
Porém, após o Bocão News estourar as denúncias, Capitão Tadeu foi afastado do grupo de trabalho da comissão. O deputado confessou ao jornal Tribuna da Bahia surpresa com a suposta reação do pedetista, contudo destacou que o distanciamento do GT não irá atrapalhar o seu trabalho. “Estamos unidos desde maio discutindo vírgula por vírgula a atuação da PM. Vou continuar participando dos debates, apenas não vou assinar as atas”, afirmou. Diante da represália, as associações reunidas ameaçaram sair do grupo até que o parlamentar seja reabsolvido ao posto. O socialista, pré-candidato a uma vaga para a Câmara Federal, e o vereador Prisco (PSDB), com postulação para a Assembleia, estariam unidos às bandeiras dessas entidades para evitar incorreções na atividade dos policiais. 
Já Marcelo Nilo, também em conversa com a Tribuna, negou que o afastamento de Capitão Tadeu tenha sido em revanche às denúncias, mas deixou claro o clima de desavença. “Não foi retaliação, mas pedi sua saída (fui eu quem o indiquei) porque perdi a confiança nele”, justificou. Questionado mais sobre o assunto, o pedetista disse que não havia outra saída, pois “Tadeu joga contra a Assembleia. Eu não posso permitir que ele seja o dono da Polícia na Assembleia”. Ele também acusou o socialista de se aproveitar das relações mais próximas com os policiais. “Estavam viajando com ele, indo para Brasília, deixando de trabalhar e sem comunicar. Tenho provas de policiais a serviço dele”, disse se referindo também ao subtenente Euvaldo Silva. Conforme Nilo, todas as denúncias foram “erradas”.
A secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), por meio da assessoria, informou ao Bocão News que o secretário Maurício Teles Barbosa, que coordena a Comissão, "não têm gerência sobre isso (referindo-se ao afastamento do Capitão Tadeu do grupo)". Conforme a SSP, as organizações são que indicam e escolhem seus representantes.
O Ministério Público Estadual (MP-BA) e a Polícia Militar investigarão as denúncias de desvio de função, tráfico de influência, improbidade administrativa e crime militar dentro da Assembleia. 

As denúncias apresentadas ao site Bocão News foram protocoladas e entregues ao Ministério Público - Veja o documento na íntegra.

Relacionadas>>
>> Denúncia da Alba 2: após denúncia do Bocão News, Casa Legislativa emite nota

>Denúncia da Alba: Gaban admite segurança, mas nega irregularidades

>
Denúncia da Alba: Maria Luiza assume trabalho de militar como seu segurança

Publicada no dia 26 de setembro de 2013, às 
10h07

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp