Salvador

Credenciamento de mototaxistas está abaixo do esperado e prazo é prorrogado

Publicado em 15/06/2017, às 13h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar da disponibilidade de 2.938 autorizações para a exploração do serviço do transporte individual de passageiros com o uso de motocicletas em Salvador, apenas 646 mototaxistas fizeram a inscrição até o dia 9 de junho, segundo informações da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Assim, a pasta prorrogou o prazo de entrega da documentação exigida em edital para o credenciamento de mototaxistas.

Os interessados em atuar na função terão entre os dias 19 de junho até 31 de outubro para apresentar os documentos na Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), no Vale dos Barris, 501, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Segundo o secretário Fábio Mota, a procura abaixo da quantidade de vagas oferecidas é por conta da exigência do comprovante de realização do curso para mototaxista para a regulamentação da atividade. “Por esse motivo, estamos encaminhando um ofício para o Detran-BA solicitando a ampliação da quantidade de vagas oferecidas para esse curso e ampliando o prazo para que mais pessoas possam se inscrever”.

Quando começou o credenciamento, Adailson Couto, presidente da Associação dos Motociclistas Profissionais do Estado da Bahia (Asmopba), afirmou ao BNews que o Detran-BA deveria disponibilizar mais autoescolas e abrir mais vagas. Segundo a entidade, apenas duas autoescolas estão credenciadas para capacitar mototaxistas. “Já que é uma lei federal, eles deveriam obedecer ao que diz o Denatran, que determina que deve haver o curso de 30 horas para mototaxistas. Eu venho alertando isso desde quando começou as tratativas da Câmara de Vereadores há quatro anos”, comentou.

Adailson ainda afirmou que a pouca quantidade de profissionais regularizados pode causar problemas no serviço. “Com essa lentidão na capacitação, o número de mototaxistas regularizados será sempre menor que os clandestinos. Tanto a fiscalização, quanto a própria qualidade do serviço ficarão comprometidas”.

Regras – Os interessados deverão seguir as regras do Decreto Municipal 28.278, de 22 de fevereiro, que estabelece que, para transportar passageiros, o motorista precisa estar habilitado na categoria A, no mínimo, há dois anos; a motocicleta deverá ter, no máximo, cinco anos de uso, máximo de 250 cilindradas, estar em nome do mototaxista e ser da cor amarela; e utilizar todos os itens de segurança estabelecidos no decreto. O motociclista também deverá ter curso de especialização sobre condução de passageiros em veículos motorizados de duas rodas.

A Semob lembra que, para se cadastrar, é necessário que os interessados tenham atenção à relação dos documentos exigidos, que são: cópia autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em nome do interessado, cópia da Carteira de Habilitação na Categoria A, CPF, atestado médico de sanidade física e mental, emitido no máximo há 30 dias, Certidão Negativa Criminal, entre outros. O edital com todas as informações está disponível no site da Semob.


Notícias Relacionadas

Prefeitura concederá 2938 alvarás para mototáxis, mas só 900 estão capacitados

ACM Neto regulamenta profissão de mototaxista em Salvador 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp