Salvador

BNews 10 anos: Relembre os principais fatos que marcaram a cobertura jornalística em Salvador

Divulgação/Arquivo
Morte de operários em queda de elevador e naufrágio da lancha Cavalo Marinho I foram alguns dos fatos mais relevantes  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Arquivo

Publicado em 17/09/2020, às 07h00   Aina Kaorner


FacebookTwitterWhatsApp

O ano era 2010, mais precisamente no mês de setembro, foi publicada a primeira matéria no site BNews que, na época, ainda se chamava Bocão News.

Salvador era comandada pelo então prefeito João Henrique Carneiro (MDB) e a Bahia tinha como governador Jaques Wagner (PT), que foi reeleito naquele mesmo ano.

De lá para cá, o BNews esteve presente na cobertura dos principais eventos da capital baiana. Confira alguns dos momentos mais importantes que marcaram a cidade ao longo dessa década:

Morte de operários em queda de elevador
No dia 9 de agosto de 2011, uma terça-feira, nove operários morreram após a queda de um elevador do Edifício Comercial II, no bairro do Caminho das Árvores. Uma falha no sistema fez com que o elevador despencasse de uma altura de cerca de 80 metros, matando todos os trabalhadores. O fato chocou a população e diversos protestos foram realizados cobrando uma solução para o caso. 

Greve da PM
Uma das principais greves da Polícia Militar da Bahia foi decretada em 31 de janeiro de 2012. A equipe do BNews acompanhou todo movimento, desde a assembleia realizada no Ginásio dos Bancários, na Rua Carlos Gomes. No mesmo dia, os policiais militares e bombeiros seguiram em passeata até o Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde entregaram um documento com as reivindicações ao governador Jaques Wagner. A greve terminou no dia 11 de fevereiro do mesmo ano, às vésperas do Carnaval.

Incêndio na Secretaria da Educação
Um incêndio de grandes proporções atingiu, na noite de 3 de março de 2013, o prédio da Secretaria Municipal da Educação, no Parque Solar da Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas. O mesmo prédio já havia sido residência do poeta baiano Castro Alves e foi sede da prefeitura de Salvador. Um laudo técnico concluiu que a causa das chamas foi um curto-circuito.

Inauguração do metrô de Salvador
Parecia fake news, mas era real: depois de 14 anos de espera, o metrô de Salvador foi inaugurado no dia 11 de junho de 2014. A inauguração contou com a presença da presidente de República, na época, Dilma Rousseff.

Dezesseis mortos em deslizamentos de terra
As fortes chuvas que ocorreram em Salvador, em abril de 2015, deixaram dezesseis pessoas soterradas nos bairros de Bom Juá, na localidade de Barro Branco, e San Martin, na comunidade do Marotinho. A equipe do BNews esteve no local e acompanhou o resgate dos corpos. Além dos mortos, três pessoas foram resgatadas com vida e foram encaminhadas para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Acarajé sem salada
Quem não se lembra da polêmica envolvendo o acarajé, no final de 2015, após rumores de que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) teria determinado que a salada fosse retirada da iguaria? Depois de muita discussão, a prefeitura teve que emitir uma nota negando a proibição e divulgando a hashtag #‎VaiTerSaladaSim‬!".

Desabamento no Centro de Convenções
Parte do teto Centro de Convenções desabou na noite de 23 de setembro de 2016. Uma mulher ficou ferida e foi encaminhada para uma unidade de saúde. O Corpo de Bombeiros Militares e a Defesa Civil estiveram no local para acompanhar o caso.

Naufrágio da lancha Cavalo Marinho I
Um dos fatos que mais chocou a Bahia nos últimos dez anos foi a tragédia da lancha Cavalo Marinho I, na Baía de Todos-os-Santos, em 24 de agosto de 2017. A embarcação saía de Mar Grande, no município de Vera Cruz, e seguia para Salvador quando naufragou, deixando 23 pessoas mortas. No dia do acidente, muitas vítimas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros para o Terminal Marítimo de São Joaquim, no bairro do Comércio, em Salvador. Diversos familiares se reuniram no local, buscando informações sobre os passageiros. O caso ganhou repercussão nacional e, na época, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), decretou luto de três dias pelas vítimas.

Família soterrada em Pituaçu
Quatro pessoas da mesma família morreram após o desabamento de um prédio, no bairro de Pituaçu, em 13 de março de 2018. Dentre os mortos estavam uma mulher, dois filhos dela, de 1 e 12 anos, e o tio das crianças. Outras três pessoas que estavam na casa no momento do desabamento foram resgatadas com vida e encaminhadas para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Manchas de óleo nas praias
Em outubro do ano passado, misteriosas manchas de óleo atingiram as praias do Nordeste e foram encontradas também na capital baiana. Diversos mutirões foram realizados por agentes de limpeza da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e pela própria população para tentar conter as manchas, que foram vistas nas praias de Piatã, Jardim de Alah, Praia do Flamengo, Jardim dos Namorados, Placaford, Buracão, Ondina, Pituba, dentre outras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp