Salvador

Alunos de universidade particular de Salvador reclamam de postura da instituição

Divulgação
Uma das solicitações diz respeito a aplicação das avaliações de forma remota  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 30/08/2022, às 08h19   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Os problemas educacionais em algumas universidades particulares de Salvador têm prejudicado a continuidade do processo de aprendizado de alguns alunos. Alunos do Centro Universitário - UNIRB entraram em contato com o BNews para denunciar várias situações envolvendo a instituição particular de ensino superior.

Segundo os denunciantes, eles estão sendo pressionados com atitudes incoerentes da faculdade, que simplesmente não procuram alternativas para atender aos pedidos dos alunos. A razão principal da insatisfação dos alunos está na manutenção do modelo metodológico de aulas.

Entre as solicitações dos discentes está a aplicação de avaliações remotas conforme a procedência do modelo contrato de aulas. Isso porque, a faculdade, segundo uma representante, tem pecado na recepção para aulas de uma única disciplina presencial. 

"Para não prejudicar os alunos de diversos interiores que estão à deriva em seus polos bem como a nós também, já que a instituição não tem estrutura alguma e isso foi demonstrado em uma aula presencial que não tinha cadeira, acabamos ficando todos amontoados. Do nada a instituição, sem aviso, colocou as nossas provas presenciais e nos obrigou a assinar um contrato para, inclusive, fazermos uma prova durante o semestre", relata uma estudante da UNIRB.

Ainda de acordo com ela, a reitora deixou uma reunião, realizada na última segunda-feira (29), e não deu maiores satisfações aos 92 alunos que estavam presentes no encontro virtual. "Tem pessoas que, neste momento, estão no interior ou em outros estados porque iniciamos o semestre de forma remota. Eles (a faculdade) não estão nem aí e não querem uma conversa", desabafa. 

A reportagem do BNews entrou em contato com a Unirb para obter um posicionamento oficial da instituição acerca das denúncias feitas. Segundo o reitor da instituição, Carlos Joel, a aplicação da prova presencial está sendo regida pelo registro da lei. 

"A avaliação, por força normativa, obrigatoriamente é presencial, independente da modalidade de ensino. O que está acontecendo é que alguns alunos se acostumaram com o modelo de prova online e estão resistindo à prova presencial. Isso é requisito legal, não existe mais autorização normativa que permita a avaliação ser online. Nós não vamos descumprir a lei, que obriga ser realizada de forma presencial e nós vamos fazer com que ela seja presencial porque é norma legal”, explicou o gestor.

Uma das intervenções do grupo de estudantes do curso de Direito originou um abaixo assinado com 67 assinaturas. Outro ato deles consolidou a realização de uma manifestação, que está marcada para a próxima quinta-feira (1), a partir das 17h30, em frente à sede de Patamares, na Rua Tamburugy, n° 474.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp