Salvador

Colina Sagrada recebe fiéis e turistas no encerramento da novena do Bonfim

Paulo M. Azevedo /BNews
Fiéis e turistas visitaram a Colina Sagrada na manhã deste domingo (16), último dia das festividades do Senhor do Bonfim  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo /BNews

Publicado em 16/01/2022, às 11h59 - Atualizado às 12h35   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Fiéis e turistas visitaram a Colina Sagrada na manhã deste domingo (16), último dia das festividades do Senhor do Bonfim. O final da novena teve programação especial de missas, com celebração presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 10h30.

Com mais um ano sem a tradicional festa na segunda quinta-feira, Edson das Dores Silva, de 54 anos, deixou para fazer a caminhada da Igreja da Conceição da Praia até a Basílica do Bonfim neste domingo.

A tradição é seguida por ele há mais de 15 anos ao lado dos Filhos de Gandhy. Com a pandemia, ele e amigos passaram a fazer o percurso em grupo reduzido.

"No ano passado fizemos e já é o segundo que a gente faz com o [grupo] Amigos de Gandhy [...] O sentimento é de gratidão. Agradecer a Deus e ao Senhor do Bonfim por estar vivo", resumiu, em conversa com o BNews.

Edson Silva e amigo: grupo Amigos de Gandhy realizou a tradicional caminhada de Bonfim neste domingo (16)

Turistas também estiveram presentes na basílica para visitar o cartão postal e agradecer. A química Isabele Oliveira, 28 anos, de Santo André (SP), está em Salvador desde sábado (15) e conheceu hoje a Igreja do Bonfim.

"Queria muito estar aqui com a festa, nas só de estar aqui já é um privilégio. Estou gostando bastante do lugar e da energia", descreveu.

A química Isabele Oliveira, de Santo André (SP), aproveitou o domingo para conhecer o Bonfim

Apesar do movimento reduzido em comparação ao cenário com os festejos sendo realizados normalmente, a expectativa de Jorge Dias, 51, para a venda de fitinhas do Senhor do Bonfim até o fim do dia é satisfatória.

Vendedor há décadas no local, ele diz que, a partir das 10h, a chegada de pessoas à colina aumentou. "Vendi mais para baianos mesmo do que para turistas", afirmou.

Há décadas, Jorge Dias comercializa as tradicionais fitinhas do Bonfim na Colina Sagrada

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp