Salvador

Conheça os benefícios da cremação, o serviço da prefeitura e saiba como solicitar

dozemode por Pixabay
Benefícios da cremação ajudam inclusive no meio ambiente  |   Bnews - Divulgação dozemode por Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 25/03/2023, às 05h40


FacebookTwitterWhatsApp

No Brasil, a cremação não é um processo muito comum. Geralmente, os familiares optam pelo enterro tradicional, onde todos se reúnem e velam o ente querido. Mas, há um tempo, o serviço de cremação começou a ser disponibilizado pela prefeitura de Salvador, apesar de não ser muito conhecido.


Um jovem, que preferiu não se identificar, contou ao BNews que sua família fugiu dessa tradição e escolheu cremar a sua avó, que faleceu em 2022. De acordo com ele, a idosa pediu que seus parentes fizessem dessa forma.


“Ela pediu para que fosse cremada e que suas cinzas fossem jogadas no rio da região, para seguir o caminho do rio”, explicou ele. Além disso, ele relatou que sua avó foi cremada em uma ação da Prefeitura de Salvador, que permite que seja feito de forma gratuita.


Ele ainda contou que acredita que tomar essa decisão foi a melhor escolha. “Acharia uma opção ruim ter que decidir por alguém que não tivesse sinalizado como queria ser tratado no pós-morte, por isso é importante que as pessoas sinalizem aos seus familiares tanto se serão doadores de órgãos ou o que desejam que seja feito com seu corpo. Meu pai por exemplo pediu para ser enterrado junto ao meu tio-avô e era algo que ele repetia desde sempre”, contou.

Cremação em Salvador

A Secretaria Municipal de Ordem Público (Semop) disponibiliza duas cremações gratuitas por dia no Cemitério Jardim da Saudade, totalizando 730 serviços deste tipo por ano. Segundo a pasta, primeiro acontece uma cerimônia de 30 minutos, e logo é feita a entrega das cinzas em uma urna ecológica.
Para que possa ser feita a cremação, a pessoa precisa manifestar, em vida, sua vontade em um documento público, feito em Cartório de Títulos e Documentos ou particular. Nessa hipótese, o termo deverá contar com a assinatura do declarante e de mais três testemunhas, todas com as firmas reconhecidas. 
Sem essa manifestação, a cremação somente será possível com a apresentação da documentação legalmente exigida e com a autorização de parentes de grau direto, na sequência: cônjuge sobrevivente – seja ele (a) esposo (a) ou companheiro (a) legalmente reconhecido (a) – pais, filhos, irmãos, desde que maiores de idade.
Vale lembrar que quando a morte decorrer de acidente, homicídio ou por causa indeterminada, considerada não natural ou violenta, será atestada por um médico legista e a cremação dependerá de autorização judicial e liberação de autoridade policial. 
Outra observação é que a pessoa a ser cremado não deve ter marcapasso, platina ou qualquer outra prótese de metal.
Para a prefeitura liberar a cremação, a família deve comparecer à Coordenadoria de Serviços Diversos (CSD) da Semop, com o atestado de óbito assinado por dois médicos, guia de cremação e assinar uma declaração de pobreza.
Depois disso, é entregue uma guia de liberação da Prefeitura para que seja feito o procedimento no Cemitério Jardim da Saudade.
Tanto para sepultamento, quanto para cremação, a família deve entrar em contato com a Central de Marcação para Sepultamento, através dos telefones
(71) 3202-4951
(71) 3202-4952
(71) 3202-4953
(71) 3202-4954


Benefícios da cremação


Segundo um crematório do Rio de Janeiro, o processo de cremação pode ter pontos positivos. Sendo por economia e até benefícios para o meio ambiente. Sabendo disso, o BNews trouxe uma lista de seis vantagens em escolher o método.


1- Economia


A cremação é uma opção mais barata na hora de se despedir da pessoa querida que partiu. Diferentemente do sepultamento, o processo crematório não exige gastos com locação ou compra de jazigo, nem mesmo com taxas de manutenção.


2- Um luto mais tranquilo


O processo da cremação, por ser mais rápido, acaba sendo mais 'prático' nesse momento tão doloroso. Por exemplo, o enlutado não precisa organizar um funeral ou planejar a retirada dos restos mortais dos jazigos. Desse jeito, os familiares podem viver a sua dor sem grandes preocupações com os processos fúnebres.


3- Higiene


A incineração do corpo evita possíveis fontes de infecção, principalmente quando a causa da morte envolve doenças infecciosas. Sendo assim, o processo crematório se caracteriza como um grande aliado às causas sanitárias.


4- Funeral moderno


Por ser mais higiênica que o processo de enterro, a cremação ocupa o posto de serviço funeral moderno.  Esta função torna-se ainda mais real devido à crescente falta de espaço para sepultamento nos cemitérios tradicionais. Além disso, as tecnologias avançadas utilizadas durante o incineramento reforçam ainda mais essa visão futurista.


5- Permite diferentes homenagens


Um dos motivos pelos quais as pessoas escolhem a cremação, é justamente pela possibilidade variada de homenagens. Algumas pessoas que já faleceram solicitam aos seus familiares para que suas cinzas sejam jogadas em um lugar específico. Já existem casos de pessoas que escolhem guardar aquele fragmento com sigo, sentido o ente querido perto de si. 


6- Meio Ambiente


O processo da cremação é 100% ecológico e sustentável. Durante o procedimento de incineração, apenas pequenas quantidades de água e gás carbônico são liberadas. Além disso, todos os resíduos tóxicos são filtrados ainda no forno crematório, impedindo que eles contaminem o ar. Ou seja, não agride o meio ambiente, diferentemente dos enterros tradicionais!


A cremação é um processo ainda não muito popular entre os brasileiros, já que tradicionalmente falando, somos adeptos aos funerais. No entanto, pode-se ver ainda um grande lado 'positivo' no momento de dor do enlutado, que passa por um momento tão difícil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp