Salvador

BRT de Salvador pode ser usado pela população gratuitamente; saiba mais

Reprodução/Youtube
Em entrevista à live do BNews, realizada neste domingo (2), secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, destacou aspectos da oferta  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube
Pedro Moraes

por Pedro Moraes

[email protected]

Publicado em 02/10/2022, às 08h41 - Atualizado às 09h10



Desde a última sexta-feira (30), a operação de teste do BRT, em Salvador, foi iniciada. O serviço, a princípio, pelo menos durante este mês de outubro, é ofertado gratuitamente. De acordo com o secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, no entanto, é fundamental a atenção da população sobre o método de como usar o transporte. 

“Durante este mês de outubro, a parte de tarifa é gratuita, as entradas estão livres. As pessoas precisam acessar as estações via catracas, não podem entrar nas estações pela plataforma porque não será permitido, mesmo estando livre. Durante este mês, a gente tem apenas uma linha de teste, que é curta, que vem da região da Rodoviária, vai até a Pituba e faz o retorno ali no Posto Namorados”, explicou o gestor, em entrevista à live do BNews, realizada neste domingo (2).

Projetados para fazer viagens com um intervalo de três minutos entre cada uma, de segunda-feira a sexta-feira; no sábado, de cinco minutos; e no domingo, de até dez minutos, a operação do BRT conta com aproximadamente 300 viagens por dia dos coletivos.

Nesse sentido, a expectativa da Secretaria de Mobilidade de Salvador (SEMOB) é lançar outras duas linhas em novembro. 

“Mês que vem (novembro) a gente já começa com mais frotas chegando, a ampliar. Ao final deste ano, a gente terá três linhas nesse sistema. Teremos uma linha que será circular pela Pituba, saindo da Rodoviária, passa pela Alameda das Espatódeas, passa pela Paulo VI, retorna pela Manoel Dias e ali adentra na canaleta exclusiva”, indicou. “Ainda este ano, nós teremos uma linha que vem da Estação Pirajá, via BR, adentrando à canaleta via exclusiva a partir do Acesso Norte”, acrescentou. 

Fabrizzio Muller ainda acrescentou as vantagens e os diferenciais dos ônibus do BRT em relação a outros tipos de transporte. 

“O BRT tem essa grande vantagem, além de um custo menor de operação, menor de implantação, que é você poder sair da canaleta, buscar a demanda, ir para onde ela exista, mesmo que ela esteja fora da canaleta. Nesses casos, as pessoas adentram pela porta da direita, fazendo a bilhetagem normal, não haverá cobrador, mas haverá o bilhetador. Só entrar com cartão, a gente não vai aceitar dinheiro, justamente porque não haverá cobrador”, comentou. 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp