Salvador

Fique por dentro de tudo que acontece na festa do Senhor do Bonfim

Arquivo/BNews
Apesar do ápice da festa do Senhor do Bonfim acontecer nesta quinta-feira (12), Salvador vai respirar o evento por mais de 24 horas  |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 10/01/2023, às 08h10 - Atualizado às 08h10   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Quem valoriza tanto a parte religiosa quanto a profana das celebrações em homenagem ao Senhor do Bonfim já tem uma data certa para comemorar, após dois anos sem a realização da festa devido a pandemia da Covid-19. É que, nesta quinta-feira (12), acontecerá o cortejo entre a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, e a Basílica Santuário Senhor do Bonfim, na Cidade Baixa.

Todavia, a festividade já começou uma semana antes, com o hasteamento da bandeira do Senhor Bom Jesus do Bonfim. Passo a passo, antes do ápice da festa, nesta terça-feira (10), às 14h, haverá a concentração dos ministros da Sagrada Comunhão Eucarística da Arquidiocese de São Salvador da Bahia para uma tarde de oração, bem como adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com a realização da Santa Missa às 17h. Já cinco horas depois, está prevista a sexta noite da novena. 

Um dia depois, às 7h, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim partirá da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim rumo ao pier da Ponta do Humaitá, onde vai acontecer a procissão marítima até o Cais da Praça Cairu. Em seguida, ainda na quarta-feira (11), às 19h, será a vez da realização da sétima noite da novena. 

Agora sim, nesta quinta, às 7h, está marcada a saída da 8ª Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma" da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. Neste mesmo dia, existe a tradicionalidade do recolhimento de doações de gêneros alimentícios. 

Além disso, a lavagem do adro da Igreja acontece após o reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes da Silva, apresentar a imagem do santo no local. Por fim, o público ainda poderá acompanhar a condução de um minitrio elétrico do Afoxé Filhos de Gandhy, com saída às 9h, na Praça das Mãos, no Comércio.

Em seguida, nesta sexta-feira (13), às 19h, a oitava noite da novena está programada para acontecer, no Santuário Santa Dulce dos Pobres. No sábado (15), a Paróquia Nossa Senhora da Penha de França vai receber a nona noite da novena. 

Por fim, no domingo (15), os fiéis vão poder conferir: Alvorada (5h); Santa Missa (5h; 6h; 7h30; 9h e 15h); Santa Missa Solene presidida por Dom Sérgio da Rocha, Cardeal Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Salvador da Bahia (10h30);  e a Procissão dos Três Pedidos (16h), marcada para acontecer com saída na Igreja Nossa Senhora dos Mares, no Largo dos Mares, e chegada na Colina Sagrada, no Bonfim. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp