Saúde

Radiação de celular pode causar câncer, diz OMS

Publicado em 31/05/2011, às 21h35   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

As radiações emitidas por telefones celulares podem causar um tipo de câncer no cérebro. O anúncio foi feito nesta terça-feira (31), na França, pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer um braço da Organização Mundial de Saúde (OMS). A agência, no entanto, ressaltou que, até agora, não foram registrados casos de problemas de saúde ligados ao uso do aparelho, mas a informação serve de alerta.

Antes do anúncio de hoje, a OMS havia garantido aos consumidores que a radiação não tinha sido relacionada a nenhum efeito nocivo à saúde. Uma equipe de 31 cientistas de 14 países, incluindo Estados Unidos, tomou a decisão depois de analisar estudos revisados por especialistas sobre a segurança de telefones celulares.

Isto significa que não existem estudos suficientes a longo prazo para concluir se a radiação dos telefones celulares é segura, mas há dados suficientes que mostram uma possível conexão, e que os consumidores devem ser alertados.

A agência lista o uso do telefone móvel como potencial causador de câncer, mesma categoria do chumbo, escapamento de motor de carro e clorofórmio.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp