Saúde

Famílias com doentes fazem fila para tentar comprar oxigênio em Manaus

Reprodução/ Márcio James/Amazônia Real/ Fotos Públicas
A cidade voltou a bater o recorde diário de enterros desde o início da pandemia, em meados de março, e registrou 213 sepultamentos apenas nesta sexta    |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Márcio James/Amazônia Real/ Fotos Públicas

Publicado em 16/01/2021, às 14h49   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Com a falta de oxigênio nos hospitais de Manaus, familiares de pacientes infectados com Covid-19 fazem fila na porta de uma empresa privada fornecedora de cilindros. A situação na capital do Amazonas se agravou nesta quinta-feira (14), quando o sistema de saúde entrou em colapso. 

De acordo com informações do G1, desde a tarde desta sexta até a manhã deste sábado (16), famílias com doentes em casa permaneceram em uma fila, em frente a uma empresa, mas foram informados de que não há equipamentos em estoque. 

Mais de 20 pacientes de Manaus tiveram de ser transferidos para outros estados que disponibilizaram leitos de atendimento. O governador Rui Costa (PT) ofereceu 20 vagas em leitos no estado da Bahia, mas, até o momento, nenhum paciente foi encaminhado para unidades médicas baianas. 

"Não dormi, não fui em casa, só me alimentei porque o pessoal da igreja tá vindo aqui, trazendo alimentos, água, sopa. Mas não 'arredei' o pé daqui. Quando chegam, dizem que não tem, nunca tem, mas chegam carros privados e saem com cilindros", disse um homem, em entrevista ao portal. 

Manaus recebeu, na madrugada deste sábado (16), uma carga de 70 mil metros cúbicos de oxigênio, vinda por meio de balsas da cidade de Belém. As autoridades do estado aguardam uma nova remessa e acreditam que a situação pode ser normalizada nos próximos dias. Sensibilizados com a situação nos hospitais, famosos se mobilizaram na internet para adquirir cilindros e enviar até à capital manauara. A cidade voltou a bater o recorde diário de enterros desde o início da pandemia, em meados de março, e registrou 213 sepultamentos apenas nesta sexta. 

Matérias relacionadas: 

Mesmo com 70% da população com coronavírus, Manaus não chegou à imunidade de rebanho, revela estudo da Science

Ciro Gomes diz que crise em Manaus poderia ser "evitada" e responsabiliza Bolsonaro: "vai responder por este crime"

Policiais interrompem reunião que planejava ato contra Bolsonaro em Manaus

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp