Saúde

Clínicas cancelam atendimento aos pacientes do SUS

Imagem Clínicas cancelam atendimento aos pacientes do SUS
Procedimentos ortopédicos foram suspensos em duas unidades  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/03/2012, às 12h37   Fabíola Lima



Segundo denúncia, duas clínicas que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) nas especialidades de ortopedia e fisioterapia tiveram o atendimento comprometido em Nazaré e Suburbana.

A paciente Elizabete Neponusceno Souza, 45, precisa do atendimento para dar continuidade a fisioterapia que já faz há oito anos na clínica Iorte em Nazaré. “Eu fui afastada do trabalho pelo INSS por conta de uma lesão nos dois punhos, coluna e joelhos. Por não trabalhar, não tenho como pagar um atendimento particular”, relatou Elizabete que mora no Nordeste de Amaralina e complementou ainda que em seu bairro não há atendimento médico na rede do SUS para o seu problema. Aflita, ela acrescentou que espera poder contar com o retorno do serviço na clinica, já que sem tratamento ela sente constantes dores.

Uma fonte ligada ao site relatou que as clinicas conveniadas ao SUS estão passando por um recadastramento junto a prefeitura de Salvador. O processo licitatório busca avaliar quais clinicas estão credenciadas para o atendimento  e se têm capacidade para cumprir com a demanda. Entretanto, durante este período de avaliação, não foi repassado para estas unidades, o pagamento referente a janeiro e fevereiro deste ano.  Sendo este o motivo do cancelamento dos atendimentos nas duas clinicas.

Em nota, a secretaria de Saúde do município convoca as clínicas para cadastramento. Veja a nota na íntegra:

Um chamamento público será publicado pela Secretaria Municipal da Saúde do Salvador, nesta sexta-feira (16), convocando clínicas de 23 especialidades médicas a se habilitarem para credenciamento na rede SUS municipal.

O objetivo da convocação é a oficialização e formalização contratual entre os prestadores de serviço e a Prefeitura Municipal do Salvador.

Para concorrer, as clínicas deverão comprovar capacidade técnica e de instalação para cada especialidade listada no chamamento.

Os editais ficarão disponibilizados no site da Secretaria Municipal da Saúde: www.saude.salvador.ba.gov.br . Os interessados deverão entregar a documentação exigida no protocolo geral da SMS, situado na Rua da Grécia, nº. 03, Edfº Caramuru, Mezanino, Comércio, Salvador – Bahia, no prazo de 30 (trinta) dias corridos, contados a partir do 1º dia útil subsequente da publicação do chamamento.


Foto Gilberto Júnior // Bocão News
Nota atualizada às 15h3


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp