Saúde

Vila Matos ganha Unidade Básica de Saúde

Bruno Concha/Secom
A estrutura foi entregue nesta quinta-feira (21)  |   Bnews - Divulgação Bruno Concha/Secom

Publicado em 21/10/2021, às 18h37   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Salvador inaugurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Vila Matos, no bairro do Rio Vermelho, nesta quinta-feira (21). A entrega foi feita pelo prefeito Bruno Reis, o secretário municipal de saúde, Léo Prates, a secretaria de Saúde da Bahia, Tereza Paim, e pelo secretário nacional de Atenção Primária, Rafael Parente, além de outros gestores. 

A estrutura contará com serviços de atenção integral, desde recém-nascidos até idosos, por meio de atendimento médico, de enfermagem e odontológico, com capacidade para atender cerca de 250 pessoas diariamente por equipes multiprofissionais compostas por médico clínico, ginecologista, pediatra, enfermeiro, dentista, nutricionista, técnico de enfermagem, auxiliar/técnico de saúde bucal, com atendimento prestado na própria unidade de saúde, em domicílio, quando necessário, ou em outros equipamentos sociais da comunidade. 

Segundo dados da prefeitura, foram investidos R$3,3 milhões de recursos do Ministério da Saúde para a construção do centro de saúde que ocupa uma área de 23 mil m² e já foi sede do Centro de Referência do Adolescente Isabel Souto (Cradis) e da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). O espaço para construção foi cedido pelo governo do estado por um período de 50 anos.

No ato da entrega, o prefeito Bruno Reis destacou que a pandemia fez com que muita gente recorresse ao SUS, aumentando a demanda na rede municipal de saúde.

"Também há uma pressão sobre o sistema de saúde porque, na pandemia, suspendemos as cirurgias eletivas, as consultas especializadas e a realização de exames, porque a prioridade era enfrentar a Covid-19. As pessoas também não estavam procurando o sistema de saúde devido à preocupação natural de contrair o vírus", declarou. 

Bruno Reis ressaltou ainda que a administração municipal tem procurado ampliar a oferta de consultas e exames para atender melhor a população. “Ontem publicamos, no Diário Oficial do Município (DOM), a contratação de R$6 milhões desses serviços na rede privada. Esperamos que esse investimento ajude a zerar as filas”.

O gestor aproveitou para enaltecer o aumento da cobertura municipal de saúde em Salvador desde 2013. “De lá pra cá, no esforço que foi feito para reforma e construção de novas unidades, passamos da casa dos 60%. Temos outra unidade básica a inaugurar na Avenida Gal Costa, e mais duas policlínicas. Colocamos os interesses da população acima dos interesses partidários e ideológicos, pois o objetivo maior é mudar e transformar a vida das pessoas”.

O secretário de saúde de Salvador, Léo Prates, destacou a importância da união entre os poderes para prestar um bom atendimento ao público de Salvador. “Não tínhamos terreno para implantação deste espaço. Em conversas com o Governo do Estado, conseguimos que o imóvel fosse retirado de um leilão e a concessão pelo uso por 50 anos. Do ministério, conseguimos recursos para investir na reforma da unidade", contou.

Já Tereza Paim, titular da secretaria de saúde do estado, reforçou a necessidade de ações e investimentos para o fortalecimento da assistência à saúde. "É deste tipo de diálogo que se beneficia o Sistema Único de Saúde (SUS). As pessoas precisam ser assistidas, e as UBS são os locais exatos para realizar este atendimento".

O secretário nacional de Atenção Primária anunciou mais investimentos no setor. "Olhamos o mérito do projeto e a necessidade da população. Esperamos que os serviços sejam implantados em tempo hábil. Nossa intenção é, até o fim deste ano, otimizar a oferta de serviços, contratando e disponibilizando mais profissionais clínicos, ginecologistas e residentes para as unidades básicas de saúde de todo o país", afirmou Parente.

Leia mais:

Prefeito de Salvador diz que só irá discutir uso de máscara com 100% da população vacinada

Após reunião com Fiocruz, Léo Prates fala sobre dose de reforço para pessoas com 30 anos ou mais

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp