Saúde

Ação de Higiene Básica resulta em acolhimento de homem em situação de rua

Divulgação
O assistido perdeu todos os documentos de identidade e, sem renda, ficou sem moradia. Equipe do INTS acionou a prefeitura, que direcionou para abrigo  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/04/2022, às 13h14   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A missão do Instituto de Responsabilidade Social INTS (IRSI) é transformar a vida das pessoas através da promoção da saúde, de forma humanizada. E este lema está presente em todas as ações desenvolvidas. Durante ação de Higiene Básica, realizada no Largo dos Mares, foram entregues kits de higiene pessoal a pessoas em situação de rua da região e realizada atividade coletiva com o tema “Atividade Física e Saúde”.


Ao final, durante o momento de atendimento individual aos assistidos, feito pela psicóloga da equipe multidisciplinar, responsável pela ação de Higiene Básica do INTS, foi identificada a necessidade de acolhimento institucional para uma das pessoas. Um homem de 51 anos, cardiopata, sem vínculos ou referência familiar em Salvador, sem documentação civil.

Leia mais:

Casos de dengue em todo o país aumentam 95% em relação a 2021

Deixar de comer carne pode ser um problema para a sua saúde: entenda

Hospital amplia atendimento de Emergência 24h em Salvador


Ele afirmou ter perdido todos os documentos de identidade e, por isso, ficou impossibilitado de acessar benefícios sociais aos quais tem direito e acabou ficando sem moradia e, consequentemente, em situação de rua. Ele solicitou um local onde pudesse permanecer até conseguir segunda via dos documentos para poder receber os benefícios.


Imediatamente, a equipe técnica multidisciplinar acionou a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, através do Serviço de Abordagem Social (SEAS), que realizou nova escuta da história do assistido e solicitou acolhimento institucional para ele. A regulação da vaga saiu para uma Unidade no Bairro de Itapuã, para o qual ele foi direcionado.


Os profissionais do INTS acompanharam todo o processo, até o desfecho do caso. Para a psicóloga Uila Sodré, que fez o elo entre o homem e o órgão municipal, “foi um significante trabalho em equipe, construído com coesão e caráter de multidisciplinaridade. Pudemos promover um atendimento completo e contribuir positivamente para a vida dele, resguardando sua segurança, saúde e bem estar”.
Segundo Uila, graças à ação multidisciplinar do Instituto, foi possível proporcionar também a garantia dos direitos, com o acionamento de redes de atenção à população de rua.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags