Saúde

Alimentação e cuidados: Confira 6 dicas de como manter uma boa saúde

Pixabay
Nutricionista Marilia Bahia apontou a direção de como manter uma boa saúde  |   Bnews - Divulgação Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 21/10/2023, às 05h30


FacebookTwitterWhatsApp

Nos últimos anos, um dos temas mais discutidos pelas pessoas é sobre saúde física e como manter uma alimentação balanceada. Em diversos debates na internet, usuários das redes sociais discutem sobre qual é a escolha correta do que se colocar no prato para ser uma aliada na hora de manter o corpo em condições saudáveis.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp


Em entrevista ao BNews, a nutricionista Marília Bahia esclareceu algumas dúvidas sobre o assunto e deu cerca de seis dicas sobre como manter uma boa saúde comendo bem. "A alimentação é a base para que nosso corpo funcione corretamente. Sem os nutrientes certos, muitas das nossas reações químicas e biológicas deixam de acontecer como deveriam e o resultado pode ser desde disfunções, e até doenças", começou.


"É por meio da alimentação que conseguimos ter energia para desenvolver as atividades diárias e que absorvemos vitaminas, minerais, gorduras, proteínas, carboidratos e água", disse a profissional. Confira as orientações dadas pela nutricionista.


Prefira os alimentos naturais


A especialista explicou que, a rotina agitada faz com que muitas pessoas não pensem em criar uma rotina alimentar equilibrada: " O resultado disso é o alto consumo de alimentos industrializados e altamente processados, que podem conter doses elevadas de sódio, de açúcar e de gorduras saturadas", explica.


"O  ideal é, sempre que possível, preferir o alimento natural, fazendo substituições inteligentes, por exemplo, ao invés de consumir o hambúrguer industrializado, prefira um corte magro de carne ou faça o seu próprio hambúrguer em casa", aconselha.


Aprenda a ler os rótulos 


Nem sempre é possível fugir dos industrializados, mas isso não significa que você não encontrará produtos mais naturais benéficos à sua saúde. Para saber o que você está comendo, a médica ressalta a importância de saber ler os rótulos dos alimentos. Em todos, o primeiro ingrediente é o que está presente em maior quantidade no produto e o último é o que tem menor quantidade.


"Se você está comprando um pão integral, é muito importante que o primeiro ingrediente seja farinha de trigo integral e não farinha de trigo enriquecida ou só farinha de trigo. além disso, note também os valores nutricionais e veja se o produto tem uma boa distribuição entre carboidratos e proteínas, além da quantidade de sódio e de açúcar", disse.


Evite o excesso de sal e de açúcar


A nutricionista lembra que um dos principais "vilões" da alimentação, são o sal e o açúcar, ainda mais se forem consumidos em quantidades exageradas. "O sódio pode levar a problemas graves, principalmente à hipertensão", pontua. 


"Lembrando que o sódio não está presente apenas no sal de cozinha, mas também nos alimentos industrializados, como refrigerantes, bolachas, biscoitos, massas e embutidos, por isso, é sempre importante conferir essa informação no rótulo", esclarece.


Sobre o açúcar, Marília Bahia diz que ingerir esse tipo de alimento em excesso pode ser prejudicial, influenciando o funcionamento do pâncreas e a regulação de insulina. Sobre esse alimento ela explica: "Ele pode estar presente em outros alimentos, em especial nos carboidratos simples, ou seja, naqueles feitos com farinha branca. por isso, uma dica é sempre optar pelos carboidratos integrais, que impedem a liberação rápida de insulina e mantêm o funcionamento correto do pâncreas".


Substituições


Ter  uma alimentação mais saudável não é uma tarefa difícil, mas é preciso atenção e cuidado. Uma das maneiras de se manter no foco, é fazer substituições nas suas receitas pode ser uma forma de conseguir isso, trocando os ingredientes gordurosos e pesados por versões mais leves.


"O macarrão tradicional, por exemplo, pode ser substituído pelo palmito de pupunha desfiado ou até pela abobrinha. Ao invés do molho branco com muito queijo, prefira um molho de tomate natural. Outras substituições simples também já fazem diferença, escolher queijos mais leves como a ricota e o cottage, e dar preferência às versões integrais, inclusive de arroz", orienta ela.


Invista nas frutas 


Desde pequenos, ouvimos o quão consumir frutas é bom para o corpo. Mas você sabe o porquê? "Elas são ricas em vitaminas e minerais importantes, além de ajudar na hidratação e serem ricas em fibras, favorecendo o funcionamento do intestino. o ideal é consumir entre 3 e 5 porções diárias, distribuídas entre o café da manhã e os lanches intermediários", explica a nutricionista.


Saiba fazer combinações inteligentes


Por fim, a profissional de saúde ainda 'revela' qual o segredo para uma alimentação saudável. De acordo com seus esclarecimentos, Marilia Bahia diz que a solução está em criar cardápio balanceado, ou seja, que considere as suas necessidades diárias de carboidratos, proteínas, gorduras, minerais, fibras e água. por isso, uma alimentação saudável é aquela variada, em que se come de tudo, porém nas quantidades certas.


"Uma dica é evitar uma refeição com apenas uma fonte de energia, por exemplo, se você for almoçar apenas macarrão, estará consumindo uma refeição inteira apenas com carboidrato, o que poderá lhe dar mais fome logo em seguida", pontua.


A nutricionista ressalta que para construir uma alimentação balanceada, é fundamental a existência de uma fonte de proteína (como um peito de frango grelhado) em seu cardápio. Além disso, é de suma importância o consumo de saladas com verduras e legumes.

Para quem tem o objetivo de melhorar a saúde, é mais do que importante buscar ajuda médica e de profissionais na área. Vale ressaltar também que beber pelo menos dois litros de água por dia é fundamental para manter o equilíbrio do corpo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp