Saúde

Anvisa normaliza acesso a formulário de declaração de saúde de viajante

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Órgão comunicou situação por meio de nota neste domingo (2)  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 02/01/2022, às 14h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou neste domingo (2), por meio de nota em seu site oficial, que solucionou os problemas com a confirmação do preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante, e e-mails de confirmação disparados. 

De acordo com a Agência, o órgão tomou conhecimento de falha no servidor de e-mail responsável por disparar, de forma automática, essas mensagens. 

"Apesar da falha do servidor, o sistema, porém, continuou em operação, e os dados dos viajantes foram coletados normalmente. Uma parte significativa dos viajantes apresentou, no embarque, o arquivo eletrônico de preenchimento da DSV, em PDF, que é gerado ao final do preenchimento da declaração e independe de e-mail de confirmação", diz nota.

Contudo, com o objetivo de não prejudicar uma parte dos viajantes que não receberam o e-mail confirmação de maneira automática, e com o objetivo de não causar tumulto em data sensível, a Anvisa resolveu comunicar a todos os seus pontos de operação em aeroportos.

As companhias aéreas fossem orientadas a não impedir o embarque de viajantes que relatassem a dificuldade no recebimento das mensagens eletrônicas.  A orientação é válida até este domingo.

Para entrar no Brasil por via aérea, viajantes vindos do exterior devem preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) e apresentar teste negativo para Covid-19. A medida entrou em vigor em  dezembro de 2020, com a Portaria 630, da presidência da República e ministérios da Justiça e da Saúde.
A Declaração tem por objetivo conhecer a situação de saúde do viajante antes do embarque. O viajante deve apresentar à companhia aérea o e-mail de comprovação do preenchimento da declaração (impresso ou por meio digital) antes do embarque para o Brasil. A DSV pode ser acessada pela internet.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp