Saúde

BNews Verão: Confira os tipos de protetor solar e como fazer uso correto

Protetor solar - boophotography/iStock
A dermatologista Renata Pedreira explicou ao BNews todos os detalhes sobre filtro solar  |   Bnews - Divulgação Protetor solar - boophotography/iStock

Publicado em 07/01/2022, às 06h03   Lara Curcino


FacebookTwitterWhatsApp

Com a chegada do verão, o sol dá boas-vindas e a exposição aos raios UVA e UVB passa a ser muito mais constante. Seja na ida à praia, em exercícios ao ar livre ou na rotina diária, um elemento não pode faltar: o protetor solar.

Para entender melhor qual filtro deve ser utilizado, em quais momentos é necessário fazer uso do produto e qual a forma correta de aplicar, o BNews conversou com a dermatologista Renata Pedreira. Confira as dicas:

Dra. Renata Pedreira dá dicas sobre filtro solar
Foto: Reprodução/Instagram @renatapedreiradermato

Qual protetor usar?

Dra. Renata: “O filtro solar deve ser utilizado por qualquer pessoa, de qualquer tipo de pele, a partir dos seis meses de idade. Além disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda um Fator de Proteção Solar (FPS) de, no mínimo, 30. Esse grau protege contra 97% dos raios solares. O protetor de FPS 15, por exemplo, protege contra 93% e isso já faz uma grande diferença para a saúde da pele. Pessoas com a pele muito clara, que possuam alguma mancha na pele ou que tenham alguma doença que pode se agravar com o sol devem buscar um protetor de fator ainda maior, como o 60”. 

Como aplicar?

Dra. Renata: “Qualquer protetor deve ser aplicado em todo o corpo cerca de meia hora antes da exposição ao sol, para que a pele tenha tempo de fazer a absorção. Além disso, é preciso reaplicá-lo a cada três horas. Em contato com mar, piscina ou suor (para quem estiver fazendo atividades físicas ao ar livre) é preciso passar imediatamente o filtro mais uma vez”. 

E protetor facial?

Dra. Renata: “A pele do rosto varia muito. Existem peles mais secas, mais oleosas, mais sensíveis, com acne. Então, o objetivo de separar o filtro solar do rosto é muito mais em termos de cosmética. São protetores mais leves, que respeitam os diferentes tipos de face, sem deixar de protegê-los”. 

Uso no dia a dia 

Dra Renata: “Ideal é aplicar o protetor solar nas áreas expostas todos os dias, mas a adesão a essa prática é muito baixa. O que a gente recomenda, então, é que o paciente utilize ao menos quando for passar muito tempo no sol, como durante exercícios físicos ao ar livre”. 

Faixa etária faz diferença?

Dra Renata: “Existem protetores químicos, que protegem absorvendo a radiação, e físicos, que refletem os raios solares. Os filtros infantis têm maior FPS, porque utilizam barreira majoritariamente física, por isso que a cor branca do produto continua aparecendo, mesmo após aplicação total. Essa proteção maior é muito importante, porque queimaduras solares na infância elevam o risco de câncer de pele na fase adulta. Já idosos costumam se enquadrar na categoria de pele mais sensível, por causa das rugas mais evidentes e consequente menor hidratação natural. Por isso, é recomendado que eles utilizem protetor de FPS a partir de 60”.

Diferentes texturas

Dra. Renata: “Hoje em dia existe filtro solar em bastão, em gel, em creme - que é o mais comum, em spray. O de spray, por exemplo, tem um grande problema, que é uma dificuldade maior de aplicação uniforme. Já os protetores em bastão são, normalmente, protetores físicos, aqueles com barreira de proteção mais forte. É legal para crianças, para esportes ao ar livre, para surfistas, que passam muito tempo no sol e no mar. Mas, acima de tudo, o importante mesmo é respeitar o FPS 30, no mínimo, e fazer uso corretamente do protetor”. 

Maquiagem com filtro solar protege?

Dra. Renata: “A maquiagem que possui função de protetor solar geralmente tem um FPS muito baixo, entre 15 e 25. Além disso, não tem componentes necessários para ser considerado um protetor. O ideal, então, é passar o filtro de qualquer forma”.  

E o bronze?

Dra. Renata: “Nenhum bronzeado é saudável. A pele produz melanina como uma forma de se defender do sol. Tentar adquirir o tom de bronze naturalmente vai machucar a pele. Tem gente que usa o produto bronzeador. Ele continua não sendo o ideal, mas é um pouco menos prejudicial à saúde. Além disso, é importante lembrar que ele não tem filtro, então ainda assim é necessário passar o protetor”.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp