Saúde

Casos de doença da vaca louca são registrados neste mês

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Pelo menos dois casos de doença da vaca louca foram relatados pela Sesab  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 10/10/2022, às 13h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Junto a Covid-19 no Brasil, outras doenças se impregnaram no país e, consequentemente, no estado da Bahia. Uma delas é a Doença de Creutzfeld-Jakob (DCJ), mais conhecida como doença da vaca louca. Neste mês, dois casos da enfermidade foram registrados somente em Salvador, de acordo com informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab)

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Bahia) foi comunicado na última quinta-feira (6). Dessa maneira, os dois pacientes estão hospitalizados. De forma mais ampla, em todo o estado, a quantidade de casos chega a cinco casos. 

Nesse quadro, dois permanecem internados, enquanto dois morreram e um figura em fase de investigação pela Vigilância Epidemiológica. No ano passado, três casos na Bahia, um em Salvador, um em Simões Filho e outro em Serrolândia foram diagnosticados. Acima de tudo, dois morreram e o terceiro ainda se encontra em investigação.

Sintomas

Os principais sintomas da doença da vaca louca são: perda de memória, dificuldade para falar e pensar, perda de capacidade de fazer movimentos coordenados, tremores, visão turva, insônia, entre outros. No mais, essa é uma doença de grau raro entre as pessoas. Já a contaminação ocorre com consumo de carne contaminada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp