Saúde

China registra em sete dias o maior número de casos de Covid desde que controlou a epidemia

Vagner Souza/BNews
Foram 175 novas infecções na comunidade com sintomas clínicos confirmados para 31 de dezembro  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 01/01/2022, às 13h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Dados apresentados pela Comissão Nacional de Saúde neste sábado (1), mostram que a China encerrou a última semana de 2021 com a maior contagem de casos de Covid-19 em qualquer período de sete dias desde que superou a primeira epidemia há quase dois anos. Foram 175 novas infecções na comunidade com sintomas clínicos confirmados para 31 de dezembro, elevando o número total de casos sintomáticos locais na China continental para 1.151.

Segundo a Comissão, o aumento de casos foi impulsionado principalmente por um surto no centro industrial e tecnológico do noroeste de Xian. O país manteve algumas das medidas de combate à pandemia mais duras do mundo, embora os casos tenham caído drasticamente no início deste ano.

O agravamento do surto em Xian, uma cidade de 13 milhões de habitantes, acendeu o alerta nas autoridades locais. A cidade registrou 1.451 casos locais desde 9 de dezembro, a maior contagem de qualquer cidade chinesa em 2021. A cidade de Xian está trancada há 10 dias desde sábado.

De acordo com reportagem do G1, prevenir grandes surtos em 2022 é importante em um ano em que Pequim sediará os Jogos Olímpicos de Inverno e um Congresso do Partido Comunista que acontece a cada cinco anos, onde o presidente Xi Jinping provavelmente garantirá um terceiro mandato como secretário do partido.

Desde agosto, o país tem como objetivo manter qualquer surto sob controle em cerca de duas semanas, muito menos do que as quatro a seis semanas em batalhas anteriores contra surtos esporádicos que ocorreram após a epidemia nacional inicial, de acordo com a Comissão Nacional de Saúde.

A província de Yunnan, que faz fronteira internacional com Mianmar, Laos e Vietnã, relatou novos casos sintomáticos locais em 92 dos 365 dias do ano passado, ou 25% das vezes, mais frequentemente do que qualquer outra província, região autônoma ou município.

Ainda de acordo com o site, o surto de Xian ainda não viu um declínio significativo nos casos. Autoridades disseram que o vírus se espalhou silenciosamente na cidade antes que restrições severas fossem impostas. Muitas pessoas foram proibidas de deixar seus complexos residenciais, mas um funcionário do governo municipal disse na sexta-feira que as barreiras seriam afrouxadas em áreas menos arriscadas quando chegasse o momento certo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp