Saúde

Cientistas sequenciam cromossomo Y e descoberta pode significar avanço sobre infertilidade; saiba detalhes

Camila Boehm/Agência Brasil
Trabalho revelou características de regiões medicamente relevantes do cromossomo  |   Bnews - Divulgação Camila Boehm/Agência Brasil

Publicado em 25/08/2023, às 14h17   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

Um grupo de cientistas deram um passo importante com o intuito de entender melhor o genoma humano. Na última quarta-feira (23), os pesquisadores revelaram que conseguiram decifrar completamente o enigmático cromossomo Y presente nos homens Tal feito pode significar uma conquista para auxiliar nos estudos sobre a infertilidade masculina.

O cromossomo Y humano é um dos dois cromossomos sexuais - sendo o cromossomo X o outro - e é geralmente transmitido do pai para o filho. Ele é o último dos 24 cromossomos - estruturas filamentosas que carregam informações genéticas de célula para célula - no genoma humano a ser sequenciado.

Os genes do cromossomo Y ajudam a governar funções reprodutivas cruciais, incluindo a produção de esperma, formalmente chamada de espermatogênese, e estão até envolvidos no risco e na gravidade do câncer. "Eu atribuiria isso às novas tecnologias de sequenciamento e métodos computacionais", disse Arang Rhie, um cientista do Instituto de Pesquisa do Genoma Humano Nacional dos EUA e autor principal de um artigo de pesquisa que detalha a conquista na revista Nature.

"Isso finalmente nos dá a primeira visão completa do código de um cromossomo Y, revelando mais de 50% do comprimento do cromossomo que estava ausente em nossos mapas genômicos", disse Karen Miga, professora de engenharia biomolecular da Universidade da Califórnia, Santa Cruz (UCSC) e co-autora do estudo, co-líder do consórcio Telômero-a-Telômero por trás da pesquisa.

A sequência completa do cromossomo X foi publicada em 2020. Mas até agora, a parte do cromossomo Y do genoma humano continha grandes lacunas. O trabalho revelou características de regiões medicamente relevantes do cromossomo Y, incluindo um trecho de DNA contendo vários genes envolvidos na produção de espermatozoides.

A nova compreensão mais completa dos genes do cromossomo Y oferece promessas para aplicações práticas, incluindo pesquisas relacionadas à fertilidade, segundo os pesquisadores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp