Coronavírus

AstraZeneca admite erro de dosagem de vacina e é criticada por cientistas

Imagem Ilustrativa/Peter Ilicciev/Fiocruz
Informação foi revelada pelo vice-presidente  |   Bnews - Divulgação Imagem Ilustrativa/Peter Ilicciev/Fiocruz

Publicado em 26/11/2020, às 14h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O vice-presidente da AstraZeneca Menelas Pangalos admitiu, nesta quarta-feira (25), que houve um erro de dosagem na vacina que é produzida em parceria com a Universidade de Oxford, contudo declarou que é irrelevante para os estudos. Cientistas criticaram a empresa por falta de transparência.

"Não vou fingir que não é um resultado interessante, porque é - mas definitivamente não o entendo e acho que nenhum de nós entende [...] O erro é realmente irrelevante", afirmou Pangalos.

A AstraZeneca disse na segunda-feira (23) que a vacina que está desenvolvendo foi até 90% eficaz na prevenção do novo coronavírus quando os voluntários receberam meia dose e, depois de um mês, uma dose inteira da vacina. Contudo, a eficácia caiu para 62% quando duas doses completas foram administradas.

A empresa alegou em entrevistas à imprensa, que o regime de meia dose foi o resultado de um erro de fabricação. O erro de dosagem foi identificado depois que um investigador do estudo, de acordo com vice-presidente. 

"Qualquer que seja a forma de corte dos dados - mesmo se você acreditar apenas nos dados de dose completa, dose total ... Ainda temos eficácia que atende aos limites para aprovação com uma vacina que é mais de 60% eficaz", complementou Pangalos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp