Saúde

De cama, mestre de capoeira aguarda há meses vaga para cirurgia na Bahia

Reprodução/vídeo
Paciente precisa fazer com brevidade cirurgia na coluna  |   Bnews - Divulgação Reprodução/vídeo

Publicado em 10/01/2022, às 18h39 - Atualizado às 18h48   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Com problemas na coluna que o deixam de cama, Edvaldo Evangelista Matias, conhecido como mestre João de Barro, de 67 anos, aguarda há cerca de um ano por uma cirurgia na rede estadual de saúde.

Após passar por outros hospitais, o capoeirista, criador da Companhia de Dança e Ritmos da Bahia João de Barro, realiza acompanhamento no Manoel Victorino, em Salvador, há mais de quatro meses.

Leia também: Covid: Salvador registra 117 novos casos e nenhum óbito em 24 horas

Os problemas, que afetam a medula e o nervo ciático, são decorrência de uma queda de motocicleta ocorrida em 2018 que já o levou a fazer outras duas operações. “Não ando, não fico em pé. Perdi massa muscular e estou com as pernas muito finas”, relata Edvaldo.

Segundo o paciente, apesar da recomendação médica de operar com brevidade, não há vaga para a realização da cirurgia no hospital, referência em coluna.

Ajuda

Para apoiar o capoeirista no tratamento, amigos lançaram uma campanha de arrecadação de recursos nas redes sociais. Para contribuir com a vaquinha clique aqui.

A reportagem procurou a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Assim que houver resposta, a matéria será atualizada.

> Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp