Saúde

Especialista explica como lidar com a cólica no período menstrual

Saranya7 por Pixabay
Em muitas mulheres, o período menstrual é um momento desgastante  |   Bnews - Divulgação Saranya7 por Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 07/05/2023, às 05h00


FacebookTwitterWhatsApp

Por muitos anos, a “menstruação" foi um tabu na sociedade e debates acerca do assunto eram ignorados inclusive por profissionais de saúde. Hoje, mesmo com diálogos mais amplos sobre o tema, muitas dúvidas ainda não foram esclarecidas. 

Com tantos questionamentos e curiosidades, o BNews procurou o ginecologista Jorge Valente, que explicou o que é a menstruação e deu dicas de como tratar esse período na vida de tantas pessoas.

“A menstruação é uma gravidez que não aconteceu. todo mês o útero se prepara, rico em vascularização, para receber o bebe. Quando isso não acontece, essa vascularização que foi preparada no endométrio, é desfeita e eliminada em forma de menstruação”, começou o profissional de saúde.

Um dos fatores que acaba incomodando quem vive o processo menstrual, são as cólicas sentidas durante esse processo. Existem pessoas que vão parar no hospital, devido a essas dores. Para aliviar, o médico deu algumas orientações que podem facilitar esse momento e destacou a importância de procurar um especialista para averiguar melhor esse incômodo intenso.

“O principal é investigar a causa dessas cólicas. Se é em decorrência de um fluxo muito forte, bloquear essa menstruação poderá ser a melhor maneira de resolver. A utilização de alimentos anti-inflamatórios, mais legumes, frutas e verduras, principalmente aqueles que são ricos em vitaminas do complexo B, ajudam bastante a melhorar as cólicas, alguns chás podem ser utilizados  e compressas de água morna na área pélvica também ajudam bastante”, explicou.

Como evitar as cólicas

O médico ainda destaca dois fatores que são importantes para não sentir essas dores. A realização de intensas atividades físicas e relações sexuais não são recomendadas nesse período.

“Quando está sentindo cólicas, principalmente se houve sangramento, deve se evitar nesse momento atividade física intensa porque isso pode piorar a dor e o sangramento. Outra coisa que deve se evitar é a relação sexual, porque o trauma da relação sexual pode piorar as dores”, explicou ele.


Doces aliviam a cólica?

Jorge Valente ainda esclarece se os efeitos das guloseimas no organismo realmente ajudam a enfrentar a dor da cólica. “As pacientes que têm mais TPM, comem às vezes doces e chocolates porque isso libera temporariamente uma porção de endorfina, que alivia temporariamente, porém não dura muito”. Além disso, ele explicou que excesso de doces, deixa a paciente mais inflamada e a médio ou a longo prazo vai piorar.

O acompanhamento de um médico ginecologista é crucial na vida de pessoas que menstruam. A saúde uterina é algo fundamental e o cuidado prévio previne doenças que podem vir a surgir no futuro. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp