Saúde

Hemoba adota novos critérios para doação de sangue em relação a infecções por Covid-19

Reprodução SESAB
Bnews - Divulgação Reprodução SESAB

Publicado em 27/01/2022, às 19h40   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Após o intenso crescimento da contaminação pelas variantes, a Fundação Hemoba adotou novos critérios para doação de sangue dos voluntários que tiveram Covid-19, o novo prazo de inaptidão é de 10 dias após total recuperação da doença.

O órgão seguirá a nota técnica Nº4/2022, divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde (MS), com mudanças nos critérios de doação de sangue para pessoas que tiveram recente de infecção por Covid-19.

Leia mais: 

Anteriormente os candidatos à doação de sangue que testaram positivo ou tinham suspeita só poderiam doar sangue 30 dias após a sua total recuperação. Com a mudança, o prazo de inaptidão caiu para 10 dias, tanto para sintomáticos como para assintomáticos.

Já os candidatos que tiveram contato próximo a um caso confirmado de Covid-19, durante o período de transmissão, que segundo o MS são 10 dias, ficam inaptos pelo período de 7 dias após o último contato.

Critérios para doação

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal; é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação; não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Prazo das vacinas

Pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac devem aguardar 48h para realizar a doação. As demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Jassen, impedem a doação de sangue por 07 dias.

Onde doar

A Fundação Hemoba conta com 29 postos de coleta espalhados pelo estado da Bahia, sendo 7 na capital e 22 no interior do estado. Em Salvador, as unidades são a sede que fica na Av. Vasco da Gama que funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h, e nos sábados, das 07h às 12h30; Hospital Ana Nery, na Caixa D’água, que funciona de segunda a sexta-feira das 07h30 às 12h, e das 13h às 16h30. Na Cidade Baixa, há postos de coleta no Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce, que fica no Largo de Roma e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h; e no Hospital do Subúrbio, localizado em Periperi, funcionando de segunda a sexta-feira , de 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.

Para conferir os locais, dias e horários de atendimento das unidades do interior, acesse o site da Hemoba.

Leia também: 

Conselho do Ministério Público abre ação contra promotora denunciada na Operação Faroeste

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp