Saúde

Índice de jovens com câncer de mama dobra em dois anos; baiana relata desafios

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Baiana enfrentou câncer aos 30 anos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 17/10/2023, às 05h30   Cadastrado por Sanny Santana


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Cada vez mais cedo, mulheres estão sendo diagnosticadas com câncer de mama. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) desde 2020 a incidência da doença em mulheres abaixo dos 35 passou de 2% para 5% - mais que o dobro.

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A boa notícia é que os exames de rastreamento e os tratamentos estão muito mais modernos e eficazes, salvando muito mais vidas. É o caso da publicitária baiana Paula Dultra, que foi diagnosticada em 2010, aos 30 anos de idade. 

A jovem já superou um câncer de mama e um de ovário em 2018. Na época do diagnóstico, Paula procurou informações online que a ajudassem na jornada que teria pela frente, mas as buscas foram sem sucesso - tudo era muito técnico e confuso para uma pessoa leiga entender.

"Em 2010, meu diagnóstico de câncer de mama demorou! O médico disse que não era nada, pois eu era muito nova. Tive a sorte de ainda ser diagnosticada de forma precoce, mas poderia não ter tido", ela conta.

A publicitária então resolveu criar um blog para dividir sua experiência durante o tratamento, contar a história de outras mulheres, trazer novidades científicas para o tratamento possíveis das pacientes e familiares entenderem - sempre tendo a responsabilidade de ter médicos e outros profissionais de saúde como fontes - e dar dicas sobre como tornar o processo mais leve, além de trazer esperança e inspirar.

"Quando criei meu blog, em 2011, eu tive contato com diversas mulheres que, assim como eu, tinham tido câncer jovens, fora da estatística, e fiz questão de usar meu caso para conscientizar que é possível sim ter câncer abaixo de 40 anos", relata.

Hoje, Paula já está curada e seu blog é um sucesso. O 'Mão na Mama' é um site referência em todo o país. "Essa é minha missão de vida, que venho exercendo há 12 anos, com meu site e o perfil das redes sociais, com a criação de conteúdo, além de entrevistas palestras em empresas. Não só levar uma palavra de conforto e esperança, mas também educação, prevenção e acolhimento", explica Dultra, que hoje, mudou toda sua vida profissional e focou usa carreira e sua agência no trabalho de marketing de saúde, apenas com profissionais e empresas da área.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, doença que mais mata mulheres no Brasil, segundo o INCA - Instituto Nacional do Câncer. Surgiu nos anos 90, a partir das iniciativas da Fundação Susan G. Komen, dos Estados Unidos. A partir da perda da Susan, uma mulher que faleceu aos 34 anos, em decorrência do câncer de mama, sua família criou a instituição, para arrecadar fundos e chamar a atenção para a causa. Sua cor favorita era rosa e a primeira ação, uma corrida, aconteceu em outubro.

Com isso, o movimento foi replicado e diversas ações surgiram no mundo. No Brasil, o Outubro Rosa chegou em 2002, com a iluminação do Obelisco no parque do Ibirapuera - São Paulo. Em Salvador, a ONG NASPEC (Nucleo assistencial para pessoas com câncer) foi a pioneira em ações de prevenção e diagnostico precoce da doença, no ano de 2009.

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