Saúde

IRSI promove palestras de fortalecimento ao Janeiro Branco

Reprodução banco de imagens
O instituto oferece apoio e atendimentos diversos desde 2020  |   Bnews - Divulgação Reprodução banco de imagens

Publicado em 18/01/2023, às 10h15   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Janeiro Branco é um movimento dedicado à construção da cultura de Saúde Mental. O objetivo é conscientizar as pessoas da importância de manter as questões emocionais em dias. A razão pela qual o mês foi escolhido se deve pelo fato de que, durante o início do ano, as pessoas estão mais propensas a cuidarem mais de si. Pensando no bem estar da população, o IRSI (Instituto de Responsabilidade Social INTS) oferece atendimento psicológico gratuito desde 2020, quando começou a pandemia de Covid-19. Cerca de 96 mil pacientes foram assistidos pelo projeto nos últimos três anos.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2017, cerca de 18 milhões de brasileiros sofriam com transtorno de ansiedade e 12 milhões tinham depressão. De 2020 para cá, após os anos de isolamento social, crise financeira e tantas mortes e medo gerado pela pandemia, os índices dispararam e, praticamente 80% da população enfrentam danos mentais. Por isso, discutir o tema se faz cada vez mais necessário.

Para fortalecer a campanha, o INTS promove ação no dia 26 de janeiro, no CAPS Adilson Peixoto Sampaio, com palestra sob o tema A vida pede equilíbrio, ministrada pela psicóloga Josiele Oliveira. A programação conta ainda com rodas de conversa, oficinas terapêuticas e coffee break para as pessoas que estiverem presentes no local. 

De acordo com a profissional, o destaque da atividade é para o cuidado com a saúde mental no cotidiano, e como é possível encontrar formas de buscar o equilíbrio mental, que vão além da psicoterapia e cuidados medicamentosos. “É a partir da saúde mental que ser humano pode encontrar o autoconhecimento para aprender a lidar com as próprias emoções. E o cuidado com a saúde mental pode se tornar um hábito, quando sabemos o que nos proporciona um bem-estar nos diversos contextos sociais”, explica Josiele Oliveira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp