Saúde

Mesmo com liminar da Justiça, família não consegue transferir paciente idoso que aguarda cirurgia na UPA

Reprodução/Google Street View
O paciente está internado desde o dia 7 de janeiro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Street View

Publicado em 18/01/2022, às 21h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Familiares de Reinaldo Leal dos Santos, de 83 anos, denunciam a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) por descumprir uma liminar que determina a transferência do paciente para a realização de uma cirurgia geral de urgência. Reinaldo, que está internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cabula desde 7 de janeiro, sofre com colelitíase, convulsões, cardiopatia e valvulopatia mitral.

Ao BNews, a sobrinha do paciente, Priscila Leal, falou sobre a gravidade do caso. “Meu tio está com cálculo na vesícula e a bile já está espessa e pode estourar a qualquer momento e se isso acontecer ele vem a óbito. Ele está tomando medicação, o braço está inchado, sem conseguir pegar acesso, ele já está bem debilitado. Já liguei para procuradoria, Sesab, já não sei a quem recorrer, a liminar por si só já deveria fazer o estado cumprir a decisão e você fica de mãos atadas, se você procura o judiciário é porque você não tem mais como resolver”, disse.

A decisão cita que o relatório médico atesta que o paciente aguarda "vaga em UTI coronariana com recurso de diálise, cursa com piora clínica, disfunção renal grave e necessidade de suporte cardiológico para quadro de infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST".

Assinada pelo juíz Pedro Rogério Castro Godinho na última terça-feira (11), o documento pede que a transferência seja feita no prazo de 48 horas, sob pena de multa diária arbitrada em R$ 2 mil até o limite de R$ 60 mil a ser revertida em favor da parte autora.

Procura desde a última sexta-feira (14),  a Sesab não deu retorno até o fechamento desta matéria.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp