Saúde

Nova subvariante do coronavírus está sendo monitorada pela OMS

Lucas Moura/Secom
A subvariante foi encontrada na Índia e já está em seis países  |   Bnews - Divulgação Lucas Moura/Secom

Publicado em 06/07/2022, às 18h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma nova subvariante do coronavírus, a BA.2.75, foi confirmada e está sendo monitoramento. A descoberta da cepa, que foi encontrada a princípio na Índia, foi dilvulgado pelo diretor-geral da Organização da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (6).

A subvariante é derivada da Ômicron e já foi detectada no Reino Unido, Alemanha, Japão, Nova Zelândia e Austrália. Segundo o banco de dados Nextstrain, que possui as informações genômicas sobre o vírus, até então, 85 pacientes apresentam a subvariante.

De acordo com o portal Metrópoles, os cientistas ainda acham que é cedo para afirmar se a BA.2.75 pode se tornar dominante as subvariantes BA.4 e BA.5, que são as mais comuns neste ponto da pandemia. Com isso, um laboratório americano analisou a cepa e explica que existem duas mutações importantes no código genético: uma que pode ajudar a variante a fugir da defesa oferecida pelas vacinas, e outra, que aumenta a habilidade do vírus de se ligar à ACE2, proteína usada pelo coronavírus para invadir as células.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp