Saúde

Novembro Azul: Número de mortes por câncer de próstata deve dobrar até 2040; veja dados

freepik
Cerca de 17 mil homens morreram devido ao câncer de próstata em 2023  |   Bnews - Divulgação freepik
Luiz Guilherme

por Luiz Guilherme

[email protected]

Publicado em 08/11/2024, às 06h10 - Atualizado às 10h39



Em novembro, a saúde masculina ganha destaque, com diversas campanhas alertando sobre a importância de se prevenir e realizar exames, principalmente de uma enfermidade que têm se tornado tão comum entre os homens nos últimos anos, o câncer de próstata.

Dinte disso, o BNews preparou uma série de conteúdos especiais sobre o Novembro Azul, ao longo de todo mês. Segundo dados da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), o câncer é uma doença crônica, que pode se tornar a principal causa da morte em 2030, superando, inclusive, problemas cardiovasculares.

Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!

Projeção futura

Um estudo, realizado pela revista internacional "The Lancet Commission", indicou que os casos de câncer de próstata devem dobrar em todo mundo, chegando a 2,9 milhões por ano até 2040, especialmente em países de baixa renda.

O número de mortes por ano causadas pelo tumor também deve registrar um aumento significativo, em 85% ao longo de 20 anos, ultrapassando a marca de 375 mil mortes até 2040. Ainda segundo a revista, o grande motivo dessa crescente no número de casos é o aumento da expectativa de vida global. 

Reprodução TV Brasil
Reprodução TV Brasil


Casos e mortes em 2023

Com o crescente número de casos da doença ao redor de todo mundo, números divulgados pelo Ministério da Saúde informados pela Sociedade Brasileira de Urologia apontara que o Brasil já registrou cerca de 17 mil mortes por câncer de próstata somente de ano passado, gerando uma média de 47 por dia. 

Vale lembrar que, na maioria dos casos, o tumor é assintomático, sendo assim, a detecção precoce com os exames anuais se tornam essenciais para um diagnóstico mais rápido da doença. Entre os principais sintomas da doença, aparecem a:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar ou terminar de urinar;
  • sangue na urina, diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
  • Sensação que a bexiga ainda não esvaziou totalmente;
  • dor ao ejacular;
  • disfunção erétil;
  • dor na parte inferior das costas, pelve, testículos coxas (que pode ser óssea).

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp