Saúde

Policlínica de Narandiba tem alta procura e esgota agenda de duas especialidades no primeiro dia de funcionamento

Manu Dias/GOVBA
Ao todo, foram agendados mais de 2,3 mil procedimentos entre a inauguração e a manhã desta terça (14)  |   Bnews - Divulgação Manu Dias/GOVBA

Publicado em 14/06/2022, às 16h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Policlínica de Narandiba, em Salvador, inaugurada na última segunda-feira (13), teve uma alta procura no primeiro dia de funcionamento, fazendo com que as cotas de consultas de duas especialidades e de um tipo de exame se esgotassem.

De acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), as marcações de consultas com cardiologista e urologista e também exames de ecocardiograma estão suspensas por enquanto.

Leia também: Bolsonaro diz a empresários que não leva jeito pra ser presidente

Ao todo, foram agendados mais de 2,3 mil procedimentos entre a inauguração e a manhã desta terça (14), sendo 451 consultas com ginecologista, 421 com cardiologista e 172 com urologista, além de 176 ecocardiogramas marcados. A unidade é gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) e o financiamento é 100% do Governo da Bahia.

“Foi um sucesso total essa procura. Já estamos em pleno funcionamento e a população precisa saber que fazemos um atendimento muito humanizado, com uma assistente social que recebe todos que chegam. As pessoas passam por uma triagem da enfermagem e, em seguida, são encaminhadas para o consultório para os procedimentos agendados”, detalha Ricardo Mendonça, diretor-geral da FESF-SUS, gestora da unidade.

Segundo Mendonça, causou espanto a grande procura. “Também estamos prestes a inaugurar a Policlínica de Escada, no Subúrbio. A unidade ajudará a acelerar, ainda mais, essa fila existente para a realização de procedimentos pré-operatórios”, destaca o diretor.

Consultas e exames

A unidade de saúde conta com oferta de consultas médicas nas especialidades de angiologia, cardiologia, cirurgia geral, ginecologia e urologia, além de avaliações com a equipe de enfermagem. A unidade também disponibiliza exames de diagnóstico, a exemplo de ultrassonografia, ecocardiografia, tomografia, ressonância magnética, eletrocardiograma, ergonometria, bem como citopatológicocérvico-vaginal/microflora e citopatológico de colo do útero, conhecido como Papa Nicolau, exame preventivo da saúde da mulher.

A policlínica funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, mediante agendamento digital ou por telefone. O cidadão poderá acessar os serviços da policlínica por meio de agendamento, via SAC Digital, e pelo 0800 071 5353. Pelo celular ou site, é necessário fazer um cadastro, selecionar qual o tipo de atendimento desejado e enviar os documentos necessários para concluir a marcação.

Mais serviços

Após zerar as demandas reprimidas de cirurgias eletivas nas especialidades atendidas na policlínica, o que está previsto para acontecer em julho deste ano, a unidade irá disponibilizar outros serviços como consultas médicas nas especialidades de endocrinologia, neurologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, anestesia e ortopedia.

Ainda de acordo com a Sesab, na segunda etapa, a população vai poder ter acesso à farmácia clínica, enfermagem, atendimento psicológico e nutricional, além de mais serviços de apoio ao diagnóstico, a exemplo de exames como MAPA, holter, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, colonoscopia, ultrassonografia doppler, raio-X, mamografia, audiometria e urodinâmica.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp