Saúde

Prepare o bolso: Planos de saúde terão reajuste de 15,5%, o maior em mais de 20 anos

Tânia Rego/Agência Brasil
Reajuste foi determinado nesta quinta-feira (26) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)  |   Bnews - Divulgação Tânia Rego/Agência Brasil

Publicado em 26/05/2022, às 16h43 - Atualizado às 16h46   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Os planos de saúde individuais ou familiares poderão subir até 15,5% este ano, após um inédito reajuste negativo ocorrido no ano passado. A decisão foi fixada nesta quinta-feira (26) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e deve ser publicada amanhã no Diário Oficial da União.

Trata-se do maior percentual de reajuste já aprovado pela agência. Antes disso, o maior da série históroic havia sido de 13,57%, em 2016. O reajuste será aplicado a planos médico-hospitalares com aniversário no período de maio de 2022 a abril de 2023, contratados a partir de janeiro de 1999 ou que foram adaptados à lei nº 9.656/98.

Leia também:

No ano de 2021, foi determinado um reajuste negativo de -8,19% nos planos de saúde individuais por causa da queda provocada pela pandemia no uso de serviços médicos, com adiamento de procedimentos como cirurgias e exames.

O reajuste anual é calculado com base nas variações das despesas com atendimento aos beneficiários, intensidade de utilização dos planos pelos clientes e inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O aumento será aplicado pelas operadoras a partir da data de aniversário do contrato, ou seja, no mês de contratação. A base anual de incidência é de maio até abril do ano seguinte.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp