Saúde

Profissionais dão dicas de saúde e qualidade de vida na Piatã FM

Reprodução/ Instagram @cyntiacalmonnutri
Especialistas tiraram dúvidas e esclareceram mitos que os ouvintes da rádio trouxeram para o programa  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Instagram @cyntiacalmonnutri

Publicado em 31/10/2023, às 21h12   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Saúde, qualidade de vida e bem-estar foram os temas do programa BNews Agora,  na rádio Piatã FM na noite desta terça-feira (31). Em um bate-papo com o diretor da rede de academias Alpha Fitness, Marcílio Duarte, e a nutricionista Cyntia Calmon, os apresentadores Rafael Albuquerque e Tácio Caldas esclareceram algumas dúvidas e mitos sobre alimentação saudável e a prática de atividade física no cotidiano. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Questionada sobre estratégias radicais para emagrecer, como jejum intermitente e inibidores de apetite, a nutricionista foi enfática ao dizer que cada organismo responde de uma forma diferente, com um metabolismo próprio e que não dá para assumir como verdade absoluta um método ou outro. 

“Todo o meu trabalho é baseado em evidências científicas. Estou sempre estudando, fazendo cursos e, na prática clínica, vejo esses resultados também. Muita coisa eu testo primeiro em mim, mas isso não significa que vai funcionar em todo mundo, porque cada organismo tem um metabolismo diferente”, explicou a nutricionista. 

Vilões da Alimentação

Em relação aos considerados vilões da alimentação, Cyntia destacou que sempre pede para os seus pacientes retirarem os alimentos inflamatórios, como açúcares, embutidos, enlatados e industrializados, mas reforçou que o peso não está diretamente ligado com a qualidade de saúde nutricional da pessoa. 

“A balança não me diz nada”, disse a nutricionista, que continuou comentando para explicar a importância da atividade física, aliada a prática de exercícios físicos. “A atividade física vai ajudar muito no gasto calórico, aliada sempre a um planejamento alimentar, calculando sempre de acordo com o seu metabolismo”.

Bem-estar e atividade física

Já para Marcílio Duarte, a saúde das pessoas está diretamente relacionada com a capacidade delas se sentirem bem, independentemente do corpo que possuem. 

“Quando lidamos com o bem-estar das pessoas, o fato delas estarem ali [na academia], no dia a dia, é algo que colabora para isso. Estar feliz faz parte do bem-estar das pessoas”. 

Cientificamente, Cyntia explicou que a prática da atividade física realmente contribui para a felicidade, pois libera os hormônios do bem-estar.  

Questionada se ainda dá tempo de perder peso para o verão, a nutricionista rebateu dizendo que é possível perder até o Natal, desde que acompanhado por um planejamento alimentar associado com a prática de atividade física. 

“Não dá para generalizar, mas se você quiser perder peso para o Natal, ainda está em tempo. Então dá”, afirmou a nutricionista. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp