Saúde

Risco de câncer aumenta com uso de adoçantes, diz pesquisa

Getty Imagens
Pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica e da Universidade Sorbonne Paris Nord analisaram cerca de 7 anos de dados alimentares  |   Bnews - Divulgação Getty Imagens

Publicado em 25/03/2022, às 21h03   Redação Bnews



Baseados em uma pesquisa sobre dados alimentares realizadas com mais de 102 mil participantes, uma equipe de pesquisadores confirma que o consumo de adoçantes artificiais pode estar relacionado com um maior risco de câncer.

Os resultados foram publicados na última quinta-feira (24), e indicam que os riscos são maiores para adoçantes baseados em aspartame ou acessulfame-K.

Os pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm) e da Universidade Sorbonne Paris Nord analisaram cerca de 7,8 anos de dados alimentares, registros médicos entre outras informações relacionadas à saúde de voluntários do estudo NutriNet-Santé, programa que investiga a influência da alimentação no risco de câncer.

Leia também:

Ao compararem a incidência de casos de câncer entre aqueles que consumiam os adoçantes com aqueles que não consumiam, os pesquisadores observaram que o risco de desenvolver câncer durante o período do estudo foi cerca de 13% maior entre aqueles que consumiam adoçantes.

Riscos maiores foram observados para aqueles que consumiam aspartame (15%), e a incidência foi maior para câncer de mama (16%) e outros tipos de câncer ligados à obesidade, como coloretal, de estômago, fígado, dentre outros, que juntos possuem um aumento de risco de 13% com o consumo adoçantes.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp