Saúde

Saiba como manter imunidade e alimentação saudável sem deixar de aproveitar as festas de fim de ano

Reprodução/Instagram
Médica proctologista Glicia Abreu informa quais são os cuidados necessários com a saúde neste período de festas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 16/12/2021, às 06h48   Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Se você está esperando as festas de fim de ano para “enfiar o pé na jaca” durante as ceias comemorativas, deve estar atento aos problemas de saúde causados pelo desequilíbrio alimentar, principalmente neste período. Em entrevista ao BNews, nesta quarta-feira (15), a médica proctologista Glicia Abreu antecipou quais são os cuidados necessários para manter a imunidade e contribuir com o metabolismo intestinal, sem deixar de aproveitar as confraternizações.

Leia mais:
Especialistas contam segredo de como emagrecer saudável e rápido; confira

Apesar do cancelamento da festa de fim de ano, Carnaval de Salvador segue indefinido

A especialista explica a importância da alimentação saudável na preservação dos milhares de micro-organismos presentes no corpo humano e que são responsáveis pela produção de substâncias essências à saúde e à imunidade, sobretudo num momento de surto de gripe, que está sendo vivenciado em Salvador

“A gente tem uma população microbiana que, se você comer frutas, verduras, tiver uma alimentação com cereais, alimentações saudáveis, faz com que haja uma proliferação de bactérias boas. Essas bactérias são importantes não apenas para ajudar no metabolismo intestinal, mas também elas regulam toda a homeostase, todo o equilíbrio da nossa imunidade”, informou Glicia.

Entre as consequências de uma alimentação irregular e exagerada estão, inclusive, desconfortos abdominais, que podem, até mesmo, te impedir de curtir as festas. “Quando a gente faz uma alimentação que é inadequada, como churrasco, carnes processadas, peito de peru, essas coisas todas, a gente pode mudar essa microbiota comensal para uma microbiota que não seja tão boa. A partir daí, a gente pode desenvolver uma microbiota com micro-organismos que não sejam tão benéficos, e pode desenvolver sintomas gastrointestinais, como dor abdominal, flatulência, e processos inflamatórios que podem ser ruins para o nosso organismo”, explica a médica.

A observação da proctologista se estende também ao álcool, que de acordo com Glicia, é outro fator que pode alterar a microbiota, além de ser diretamente agressivo ao intestino.

“Outra coisa importante é que durante essas festas, a gente termina que relaxa o corpo, e às vezes a gente já tem intolerância alimentar, principalmente intolerância à lactose, e a gente começa a comer muito chocolate, muito doce, essas comidas que costumam ter em festa, e a gente não obedece. Tudo isso pode também aumentar todos aqueles sintomas de distensão abdominal, flatulência, diarreia”, acrescentou a especialista.

Ainda de acordo com a médica, a hidratação com água e a alimentação com fibras estão entre as principais estratégias a serem adotadas para aproveitar as festas sem se descuidar da saúde.

O que eu oriento é beber com moderação, não esquecer de sempre, apresar de estar nessas festas, acrescentar frutas, verduras e cereais na dieta”, aconselha. “Sempre preferir mais carnes magras. Se for comer churrasco, não abusar nas carnes mais pesadas. Comer, mas não ficar abusando. Isso é importante tanto para o funcionamento intestinal, quanto para evitar outras doenças”, complementou Glicia.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp