Saúde

Saiba os cuidados que devemos ter ao consumir a comida baiana na Semana Santa

Ilustrativa/ Depositphotos
Salvador conta com uma tradição de fartura durante a Semana Santa  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/ Depositphotos
Franciely Gomes

por Franciely Gomes

[email protected]

Publicado em 07/04/2023, às 07h00


FacebookTwitterWhatsApp

A sexta-feira santa chegou e as comidas baianas já estão sendo preparadas para esse feriado especial. Tradição que vem desde o período do descobrimento do Brasil, atribuída a partir dos povos africanos escravizados na Bahia, é comum ver a mesa cheia de comidas feitas com azeite de dendê durante o final de semana.

Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados para não passar mal ou ficar com a sensação de “peso” na barriga, após comer demais no almoço de família. “Comer de tudo um pouco pode ser uma opção, e não postergar a vontade de comer. Porque muitas vezes adiamos tanto o desejo de comer um alimento que quando estamos frente a ele acabamos comendo em excesso”, explicou a nutricionista Vivian Freire.

Ela ainda ressaltou que o equilíbrio é importante na hora da alimentação. “Uma alimentação equilibrada é justamente esse paralelo de comer de tudo um pouco sem excesso e controlando o que se come. O equilíbrio vai muito além do somente comer... O que colocamos no prato depende de vários fatores, desde os hábitos culturais até às preferências alimentares do indivíduo”, disse.

Vivian também aproveitou para dar uma dica de ouro, que ajuda na digestão dos alimentos. “Vai uma dica: água com gás e um suco de limão ou laranja, para ajudar na digestão 30-45 minutos depois de terminar a refeição. Não comer além do que o seu habitual e fracionar essa refeição em duas oportunidades pode ser também uma escolha”, afirmou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp