Saúde

Soro universal pode ser eficaz contra picada de várias cobras; saiba detalhes

Pixabay
Soro modificado pode neutralizar venenos de várias espécies de cobras, diz pesquisa  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 06/03/2024, às 17h58   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Cerca de 29 mil pessoas são picadas por cobras todos os anos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Apesar de ser um problema no mundo todo, este incidente envolvendo animais peçonhentos acabam acontecendo com mais frequência em países tropicais como o nosso.

Atualmente, um dos maiores desafios da medicina é a necessidade de usar soros específicos para cada espécie: uma picada de jararaca, por exemplo, não pode ser tratada com soro de cobra-coral e vice-versa. Essa realidade, no entanto, pode ser modificada futuramente.

Segundo estudo publicado na revista Science no dia 21 de fevereiro, há chance de um soro geral, ou até mesmo universal, contra picadas de cobra. As informações são do Metrópoles.

A pesquisa liderada por biólogos e imunologistas da Índia e dos Estados Unidos testou um soro que é capaz de neutralizar as neurotoxinas de vários gêneros da família das Elapidae, subordem de serpentes venenosas como naja, mamba-negra e a cobra-coral.

Os soros, geralmente, são produzidos com injeções de pequenas doses de veneno em cavalos e outros animais de grande porte. Os anticorpos criados para combater o material tóxico são coletados posteriormente. Neste caso do líquido que servirá de forma universal, pesquisadores usaram anticorpos presentes em 50 mil soros contra picadas de serpentes.

O soro universal desenvolvido pelos pesquisadores foi eficiente in vitro e também em testes com camundongos. Os animais receberam doses de veneno de várias serpentes que seriam letais ao organismo, mas sobreviveram com o uso do remédio.

“Os resultados são particularmente animadores, pois mostram que é viável gerar anticorpos produzidos em laboratório que possam neutralizar amplamente os efeitos dos venenos de muitas espécies, tornando o desenvolvimento de um antiveneno universal uma perspectiva realista”, defenderam.

Apesar da expectativa, o soro não é a bala de prata que salvará todos dos envenenamentos. Embora as neurotoxinas sejam algumas das mais perigosas formas de envenenamento por serpente, existem cobras que possuem hemotoxinas, que levam a hemorragias, ou citotoxinas, que matam células da pele e dos músculos. Para esses tipos de venenos, o soro ainda não se mostrou eficaz.

“Para garantir que qualquer novo antiveneno produzido em laboratório seja eficaz e seguro em testes em humanos, sabemos que ainda levará muitos anos. Um antiveneno universal disponível para as vítimas deve demorar”, disseram os especialistas Stuart Ainsworth e Camille Abada, ambos da Universidade de Liverpool.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp