BNews Turismo

Argentina reabre fronteira para brasileiros; confira regras

Tomaz Silva/Agência Brasil
Argentina ainda impõe algumas restrições para os viajantes  |   Bnews - Divulgação Tomaz Silva/Agência Brasil

Publicado em 01/10/2021, às 18h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo argentino decidiu reabrir a fronteira aérea com o Brasil e com outros países vizinhos a partir desta sexta-feira (1°).  Apesar disso, a Argentina ainda impõe algumas restrições para os viajantes e elas só devem ser retiradas, de forma gradual, a partir do dia 1° de novembro. 

A partir do dia 1º de novembro, a Argentina permitirá a entrada de todos estrangeiros  e ampliará a frequência dos voos. "A reabertura ao turismo, com os países limítrofes agora e com o turismo internacional em novembro, será um dos grandes pilares para a recuperação econômica da Argentina", disse o ministro do Turismo e do Esporte da Argentina, Matías Lammens, na última quinta-feira (30), na prévia da reabertura das fronteiras aos países vizinhos. Outros países, como França, Portugal, Noruega, Dinamarca, Chile e Japão, também já fexibilizaram as medidas restritivas para receber turistas estrageiros. 

Leia mais: Estudo mostra que mais de um terço dos infectados com a Covid-19 apresentam sintomas 6 meses depois

Segundo a agência RFI, o ministro Matías Lammens afirmou que espera uma quantidade maior de turistas brasileiros, que são responsáveis pela metade dos turistas estrangeiros na Argentina e também são os que mais gastam. Além da Argentina, mais de 50 países já aceitam turistas brasileiros mesmo com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19.


Entre 2 de novembro e 25 de dezembro, a Argentina havia liberado a entrada de turistas no país, mas apenas com os países com os quais faz fronteira. 

Leia também: Fiocruz recomenda passaporte da vacina para todo o território brasileiro

Exigências de entrada no país

  • Apresentar o esquema de vacinação completo com, no mínimo, 14 dias de vigência desde a segunda dose
  • Ter um exame PCR negativo feito 72 horas antes do embarque; ao chegar na Argentina, o estrangeira fará também um teste rápido, além de ter que fazer um novo PCR entre o 5º e o 7º dia de permanência no país. Os dois exames devem ser pagos pelo próprio turista. O teste de antígeno no aeroporto custa US$ 25. Vale lembrar que, com essas restrições, o turista fica liberado de cumprir quarentena 
  • Pessoas que não tiverem a comprovação de vacinação deverão cumprir uma semana de isolamento Quem não tiver um esquema completo de vacinação poderá entrar na Argentina, mas terá de passar uma semana em isolamento.
  • Depois que a Argentina tiver vacinado com 1° e 1° dose mais de 50% da sua população, as exigências de um teste de antígeno e de um novo PCR não serão mais necessárias 

Abertura gradual

Atualmente, somente 2.300 passageiros podem viajar com destino ao aeroporto de Buenos Aires. Esse total corresponde a somente 6,5% do fluxo diário que o país recebia antes da pandemia.

Leia mais: Boletim da Fiocruz mostra queda de 42,6% em óbitos por Covid-19 no país

Entre os dias 4 e 10 de outubro, o limite de 2.300 passageiros por dia passará a ser de 3.000. Depois do dia 11 até quando o país tiver vacinado 50% de sua população, o limite será de 4.000 turistas por dia. 

"Depois de 14 dias da data em que nosso país atingir uma cobertura de 50% da população com o esquema completo de vacinação, não será aplicado nenhum limite de nenhum tipo", diz o decreto publicado na madrugada desta sexta-feira (1°). 

Leia mais: 

Novo exame de Marcelo Queiroga dá positivo para Covid

Azul passa a transportar animais de estimação em voos para o exterior

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp